Condições no Rio Minho – Março 2019

Condições no Rio Minho – Março 2019


Com a abertura do rio Minho aí à porta, tinha que tirar umas fotos deste grande rio para ver o que podem esperar na próxima semana. Como podem comprovar pelas fotos que acompanham este post, encontrei o rio Minho com condições bastante difíceis para a pesca à truta durante o fim de semana. A barragem espanhola estava a fazer estragos e a corrente era demasiado forte para se conseguir sequer pensar em colocar a colher a trabalhar normalmente desde a margem. A força da corrente era tal que o rio chegava mesmo a superar as margens normais inundando alguns espaços com árvores.

Pelas informações que recolhi na Loja de Caça e Pesca de Monção, parece-me que este tem sido o cenário normal em termos de caudal na grande maioria dos dias. De vez em quando, lá pára o débito da barragem e depois volta em força para acabar com qualquer possibilidade de pensar sequer em pescar.

Quanto à situação dos furtivos e das capturas de salmões, também fui informado que este ano têm saído vários salmões por todo o rio Minho. O pessoal continua a pescar ilegal com todo o tipo de amostras nos locais mais promissores e os resultados têm aparecido, e em força pelos vistos, com mais de 20 capturas num único local, mas sem grande impacto do ponto de vista de qualidade de peixe, já que corresponde tudo a peixe desovado. Efectivamente, uma das capturas mais relevantes que me foi comunicada, correspondia a um peixe de 1,05 metros, mas que apenas pesava três kilos!! Seja como for, era de esperar que este flagelo já tivesse sido contido, mas pelos vistos continua a prosperar!! Não percebo o que andam a fazer as autoridades!!

Enfim, a poucos dias de mais uma abertura no Minho, convém esperar as condições do costume. Muita água no rio e se não houver muita água, há pelo menos a certeza de que os furtivos já por lá passaram antes e portanto as possibilidades de capturar peixe, ou pelo menos ter um toque, não serão muito elevadas!! Com este cenário, só mesmo os mais viciados é que devem aparecer … Apesar das minhas expectativas não serem elevadas, também queria ver se lá ia! Mais para cumprir a tradição do que para pescar!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.