Recentemente, passei pela zona do Marão e não podia deixar de lado a visita a duas massas de água bastante afamadas em termos truteiros: o rio Ovelha e o rio Carneiro. Ambos se juntam mesmo a jusante do local onde me encontrava, e fica só o Ovelha. Só tirei fotos do Rio Ovelha, por uma questão de tempo, mas as condições que se observavam nos dois rios eram relativamente similares.
O caudal em ambos os rios estava a níveis considerados bons para esta altura do ano. Os açudes estavam cheios e as correntes estavam a correr a níveis bastante consideráveis, mas ainda dentro das margens. Pareceu-me um cenário ideal para a desova e para o consequente sucesso das posturas.
A qualidade da água pareceu-me razoável. Estava melhor no Rio Carneiro do que no Rio Ovelha. Atendendo às obras do IP4, parece-me que os estragos não serão muitos, mas isso, só os pescadores frequentes deste rio é que podem testemunhar. Não visualizei qualquer truta na ponte onde me encontrava, mas o açude da foto de capa parece-me ter as condições ideais para albergar bons exemplares.
Já há uns anos que não visito o rio Ovelha. Da última vez que por lá passei, vi alguns bons exemplares no seu troço médio e capturei, em conjunto com o meu irmão, duas trutas razoáveis na foz. Acho que dentro em breve, vou ter que voltar a passar por lá para ver como é que as trutas se estão a desenvolver. Os últimos rumores que foram chegando de algumas pescarias realizadas lá no último ano não eram muito animadores, mas não há nada como uma visita “in loco” para tirar as dúvidas 🙂

Boas!
Realmente o açude da capa, tem um aspecto maravilhoso!
Abraço
bem se o açude da capa for o que fica ao pé da ponte é para esquecer ter trutas os locais lançam redes, cordas e outros artefactos artesanais para as apanhar
O ideal nesse rio é margem direita a esquerda esta muito obstruída e rio a cima encontra se muita truta no ano passado tirei no inicio da época lá boas trutinhas pequenas claro maiores teriam 24/25cm rapidamente devolvidas.
Sempre um gosto ver rios da zona serem comentados por cá.
Bem haja a todos
Takayuki
Um Bom Ano para ti Takayuki.
É o açude que fica ao pé da ponte. O açude tem condições espectaculares para ter bons exemplares de trutas e se não os tem, é necessário apertar a fiscalização. Admira-me o furtivismo andar tão intenso naquela zona, mas também com as casas ali perto, dá para ir controlando a passagem das autoridades.
Acredito que possam escapar sempre algumas … mesmo com os artistas a dar-lhe porrada continuamente. Devem estar é tão picadas que não mexem com nada.
Abraço,