Repovoamentos nos rios Ovil e Teixeira.

Repovoamentos nos rios Ovil e Teixeira.




De acordo com a informação obtida junto da Câmara Municipal de Baião, foi realizado no passado dia 30 de Dezembro de 2010 um repovoamento com mais de 2000 trutas nos rios Ovil e Teixeira. Esta acção visou repor o património fluvial destes dois rios, nomeadamente no que diz respeito às suas populações de trutas comuns (salmo trutta fario). O repovoamento, ao contrário do que é normal, não foi realizado com a introdução directa de alevins nos rios, mas sim através da colocação de óvulos de truta em recipientes que foram espalhados ao longo de zonas estratégicas dos respectivos rios.

Nesta iniciativa estiveram presentes representantes das autarquias da região, associações de caçadores, associações de pescadores, crianças em idade escolar e associações ambientalistas. O repovoamento surge na sequência de uma politica de preservação ambiental lançada pelo municipio de Baião que assume várias vertentes (reflorestação, educação ambiental, etc.) e que procura reestabelecer o equilibrio natural no concelho.  

Para mais informação, podem ver janela abaixo com o site da Câmara Municipal de Baião:

Os rios Ovil e Teixeira são afluentes do rio Douro, sendo conhecidos pelas suas águas limpidas e pela bela paisagem que se observa nas suas margens. O seu potencial para o desenvolvimento de populações de trutas saudáveis é indiscutivel e esperemos que o repovoamento tenha sido realizado na observância de todas as medidas necessárias para garantir a preservação genética das populações indigenas. Obviamente, que os efeitos deste repovoamento só se farão sentir daqui a 2 ou 3 anos em termos de pesca propriamente dita, mas de qualquer forma não deixa de ser uma acção que, desde já, valoriza estes rios junto da comunidade de pescadores de trutas.

Em termos globais, este repovoamento visa melhorar ainda mais a atractividade destes rios e alertar as populações para a necessidade de os preservarem. Numa altura em que o Douro se quer afirmar cada vez mais como um destino turistico de excelência, as actividades ligadas à natureza, como a pesca, a caça e outras, desempenham um papel relevante para aumentar a sua capacidade de atracção, via criação de pacotes turisticos de maior valor acrescentado.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.