Condições Rio Mondego – Novembro 2011.

Condições Rio Mondego – Novembro 2011.


Na primeira semana de Novembro de 2011, tive a oportunidade de passar pela zona do Porto da Carne e como tal não me faltou curiosidade para ver como é que estava o Rio Mondego. Depois das primeiras chuvadas de Outono, tinha esperança que o Rio Mondego já apresentasse condições favoráveis para a subida das trutas a caminho da desova.

Infelizmente, o panorama com que me deparei não confirmou as minhas expectativas. Tal como se pode ver pelas fotos que acompanham este post, o caudal do Rio Mondego ainda se encontra a níveis bastante reduzidos apresentando uma corrente relativamente fraca para esta época do ano. Nos poços, a água está mesmo estagnada e apresenta ainda um tom mais escuro do que nas correntes. Sabemos que a Barragem do Caldeirão pode ter algum impacto nesta falta de caudal (ao ter a comporta fechada no momento em que passei por lá), bem como o facto de ter nevado na Serra da Estrela, mas certamente que o principal factor é a insuficiência de chuva que caiu até esta altura.

Esta situação, para já não é dramática, mas pode, desde já, dificultar ou mesmo adiar um pouco a subida das trutas a caminho dos seus locais de desova favoritos. Esperemos que os próximos tempos sejam mais prolificos em pluviosidade, pois não é de bom grado que vemos o Rio Mondego nestas condições nesta altura do ano.

Sem chuva a sério, não vamos ter um bom ano de trutas em 2012 🙁

Vamos lá a ver se a chuva prevista para o final desta semana vem ajudar um pouco mais.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.