Condições de pesca no Rio da Peneda

Condições de pesca no Rio da Peneda

Na sequência da última visita pela Serra da Peneda, tive oportunidade de passar pelo Rio da Peneda. Um dos rios mais emblemáticos para a pesca à truta em Portugal e no qual fiz grandes pescarias.

Ainda me lembro dos bons tempos em que se começava a pescar desde a foz (na Barragem do Lindoso) e se fazia quase todo o rio, até perto do Santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nesses dias de Maio, a pescaria ao spinning nunca parava e as necessidades, em termos de bebida, eram satisfeitas pelos regatos laterais, onde corria água pura. As pescarias andavam quase sempre nas dezenas de trutas, com muitas a não terem sequer o tamanho mínimo, mas a demonstrarem uma combatividade a toda a prova. A jornada só terminava quando o sol se começava a por 🙂

Ultimamente, e desde que foi criada a concessão de pesca na zona, nunca mais voltei a este local. Não por falta de vontade, mas sobretudo pela inconveniência ao nível da obtenção das licenças. Só aos sábados e domingos no Clube de Caça e Pesca … e para pescar quando?? Enfim, é só para a gente da terra e é para esquecer.

Condições de obtenção de licenças “Surreais” …

Quanto ao troço livre, para jusante da concessão, vontade não falta de passar por lá e fazer uma jornada em grande, mas os iluminados do PNPG proibiram a pesca desportiva em todas as águas livres do parque, há já algum tempo. Portanto, nada feito.

Tal como se pode observar pelas imagens, o panorama em termos de caudal era típico de Verão. Alguma corrente sustentada de pequena dimensão, poços com água suficiente para aguentarem mais um ou dois meses sem chuva e peixe concentrado nas áreas mais fundas. Não vimos trutas, mas conseguimos visualizar alguns escalos e bogas junto à ponte da Estrada Nacional.

Não sabemos qual o estado actual da população de trutas nesta zona, mas parece-nos que só pela pureza da água e pela magnificência da paisagem, vale a pena visita! Claro que isto só para quem está disposto a aturar o sistema obsoleto de obtenção de licenças 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.