Primeira previsão de tempo para a abertura

Primeira previsão de tempo para a abertura




A menos de 15 dias da abertura geral da pesca à truta, é natural que muitos de nós se comecem a perguntar sobre as condições climatéricas que nos esperam até lá. No sentido de procurar alguma informação sobre esta matéria, procuramos por vários sites e encontramos uma primeira previsão sobre aquilo que podemos esperar nos próximos dias. O site escolhido foi o Tempo.pt e assumimos como cidade de referência Viana do Castelo, já que muitos de nós vamos pescar na zona Norte e especialmente na região do Minho.

Assim, e olhando às imagens abaixo, verificamos que as previsões até ao dia 28 (inclusive), apontam para períodos de céu muito nublado, com algumas abertas e com chuva, que em determinados dias poderá ser mais forte. A amplitude térmica andará entre os 19 e os 6 graus centígrados, e tenderá a ser menos ampla à medida que nos aproximamos do dia 1. Efectivamente, para o dia 28 de Fevereiro, a amplitude térmica andará entre os 10 e os 17 graus. Já quanto ao vento, o mesmo apresentar-se-á médio a forte, do quadrante sul, numa média de 34km/h.

Abertura 2013 - Previsão de tempo

Abertura 2013 - Previsão de tempo - 2

No global, estas condições parecem-nos bastante boas para proporcionar uma excelente abertura da pesca às trutas. Apesar de ainda não termos previsões para o dia 1, a queda de chuva prevista até lá e as condições do dia 28 de Fevereiro são um excelente augúrio. Os caudais devem manter-se a níveis elevados e com um dia de chuva à mistura, podem estar criadas as condições para se realizarem boas capturas ao spinning. Com este cenário, muitas trutas de bom tamanho poderão se colocar no centro das correntes mais fundas ou à saída das quedas de água.

No entanto, como nós sabemos, ainda só temos previsões e há que aguardar por uma data mais próxima da abertura para começarmos a ter certezas. Entretanto, há que matar o vicio a preparar o material para mais uma temporada que promete dias de qualidade para desfrutarmos das trutas com boa companhia 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.