A colher super Vibrax é reconhecida por nós, como sendo uma colher pesada e direccionada para águas com caudais razoáveis ou então para situações em que o tempo ou as águas estão mais escuras. É uma colher que, para além da sua rotação características, dispõe de um forte chamariz proporcionado pelo som forte que emite dentro de água.
Até agora, as típicas Vibrax que nos apareciam nas lojas eram essencialmente constituídos por folhas arredondadas e relativamente largas. Estas folhas permitiam uma maior poder sustentação dentro de água, que se traduzia no facto de a colher não afundar tanto em zonas de corrente mais forte. Essa era uma das principais desvantagens da Vibrax relativamente a outras colheres como por exemplo; a Mepps Aglia Long ou outras similares.
Numa tentativa de remediar este problema, que é critico sobretudo para os pescadores de trutas mariscas e salmões em rios de forte corrente, a Vibrax, resolveu criar um novo modelo que designou de Deep Super Vibrax. Este modelo caracteriza-se pela incorporação de uma folha alongada do tipo oliva numa típica colher da Vibrax que aparece ligeiramente mais afunilada. Esta incorporação, visa obviamente aumentar a sua capacidade para afundar, especialmente quando é recuperada a contra-corrente em rios com grande dimensão e forte caudal.
Como era de esperar esta colher está disponível sobretudo nos tamanhos 3 e 4, o que significa que foi pensada especialmente para os pescadores de trutas mariscas e salmões. O tamanho 3 tem um peso de 7,1 gramas, enquanto que o tamanho 4 fica-se pelos 10,6 gramas. Ambas as versões estão equipadas com anzóis extremamente afiados da VMC, para assegurar uma cravagem mais rápida. Quanto a preços por unidade, vimos 2,6 euros num site, o que significa que não deverá estar muito longe daquilo que a concorrência pratica.
No global, parece-nos que este modelo é apenas uma tentativa de acompanhar a concorrência e preencher uma lacuna que existia na linha de modelos da Vibrax. Ainda não comprovamos o funcionamento desta colher, mas sabendo que a mesma respeita os padrões de qualidade da rapala, acreditamos que deve ter um funcionamento irrepreensível. Quanto à sua aplicação nas nossas águas, penso que o alvo prioritário desta amostra teria que ser sempre o Rio Minho. Só lá é que se pode aferir da sua eficácia junto das trutas mariscas e salmões. Vamos ver se conseguimos comprar uma destas versões para a poder testar … 🙂
Para quem gosta de pescar no limite, existe sempre a Salmon Super Vibrax que é o modelo mais pesado da Vibrax. Disponível em número 6 e com um peso de 33,7 gramas, é claramente um colosso para pescar ao heavy spinning. Certamente que passará perto do fundo em qualquer poço do Minho, o problema é quantos lançamentos se conseguem fazer, antes de ficar presa de vez … O aspecto desta amostra é revelador:

Bastante interessantes essa Super Vibrax, Aproveito para perguntar qual acha ser a melhor linha(s) para a pesca no Rio Minho ? Truta e Salmão claro ! Já vi vários artigos de linhas que aqui tem mas não me consigo decidir !
Cumprimentos
Boas,
A escolha da linha depende do tamanho das amostras e da zona do Minho a pescar. Não é a mesma coisa escolher uma linha para a zona de Valença ou para a zona de Melgaço. Eu prefiro o monofilamento em tamanhos que podem ir desde o 0,12 ao 0,25. A escolha vai depender sempre da corrente, clareza das águas e do tipo de peixe que quero capturar. Como regra geral, e para quem não é muito experiente nestas coisas, o melhor é comprar um 0,25 da Trabucco ou da Fendreel ou da Falcon para utilizar no Rio Minho. Isto permite pescar com um certo caudal, sem se notar muito o fio e permite aguentar amostras até aos 25 gramas, desde que se saiba lançar correctamente. Também é um excelente fio para combater um exemplar de bom tamanho.
Um abraço,
Eu costumo pescar de Monção para cima ! Na loja filipe calvão foi me aconselhado o fio Falcom planet . O que acham ?
Cumprimentos
Esqueci de referir que a linha que tenho actualmente é a ” Silstar – Master Surf ” de 0,261mm . Não sei se é uma boa linha ou não . Alguém já usou ?
Eu no Minho uso nas amostras 20 gramas+ fio 0.30 truta/sável, mas como ta no post encima talvez um 0.25 seja melhor, eu uso porque já perdi muitas amostras no momento de lanças devido a não usar destorcedor e sempre ajuda quando ficam presas no fundo do rio.
Para amostras menores uso um 0.14 ou um 0.18 para truta.
Quantos aos fios Fendreel ou Sufix Duraflex, este ultimo após a ultima época posso dizer que além de ser barato é o fio com menos memoria que já usei até hoje.
Ha muita gente que usa o Berkley whiplash ou do genero eu não gosto destas linhas é questão de gosto.
Abraço
É zona de correntes e convém ter um fio forte. O Falcon Planet pode ser uma boa opção, pois tem resistências equiparadas às outras marcas de renome. Nunca usei esta versão da Falcon, mas aquela que utilizo dá bons resultados, apesar de perder em flexibilidade. Quanto aos fios da Silstar, não posso opinar de forma clara, porque não conheço, mas a versão de que falas, só pelo nome, parece ser destinada à pesca de mar, ao surfcasting. Para comprares e saberes o que compraste, o melhor é pesquisares nos sites de cada linha, comparar características e depois ir à loja. Caso contrário, pode-te correr mal e tu nem sabes porquê.
Abraço,
Obrigado pelas respostas. A Fio Trabucco T-Force 150mts , alguem já usou ?
Boas!
O Trabucco T-force e a minha linha de eleição! Rácio preço\ qualidade muito bom! Pouca memória e pouca elasticidade!
Abraço
Acabei por comprar a linha Falcon Planet de 0,250mm . Vamos ver que tal se vai portar
Boas pescarias a todos e talvez para os mais duvidosos um pequeno resumo do que pode ser ou não a pesca a truta.
http://pescaminho.blogspot.pt/2012/03/tecnicas-para-la-pesca-de-las-truchas.html
Alguem já pescou com uma colher deste tipo ? http://bit.ly/XXrHEZ
Se tiverem algum feedback por favor digam
cumprimentos