A caminho da abertura – Barragem de Venda Nova

A caminho da abertura – Barragem de Venda Nova


Estive recentemente na Barragem de Venda Nova, durante um dia nublado com alguma chuva pontual, e o cenário com que me deparei era no mínimo intriguante. À semelhança do ano anterior, as obras na Barragem continuam (isto já vai há mais de 5 anos) e como tal o nível da albufeira continua a ter variações bastante drásticas durante o dia ou de um dia para o outro.

Desta vez, encontrei uma situação intermédia entre aquilo que é uma barragem cheia e aquilo que é uma barragem vazia. A barragem devia estar a 10 metros do seu limite máximo e como tal as margens estavam perfeitamente acessíveis ao pescador.

A abertura da pesca às trutas nas barragens do Gerês está para breve, no entanto, é muito difícil prever de antemão o que vai acontecer em Venda Nova ou mesmo em Pisões. O nosso sistema de condutas que foi instalado neste sistema de barragens está a condicionar de forma muito concreta a pesca desportiva, levando a oscilações de massa de água, alterações da densidade de concentração piscícola e movimentações bruscas da temperatura da água. Isto leva a reacções bastante diversas da parte das trutas, sendo impossível traçar um padrão para aquilo que podemos esperar no dia 1.

Barragem de Venda Nova Fevereiro 2015 - 2

Quanto a meteorologia, e já a poucos dias do famoso dia 1 de Abril, o cenário é animador para o convívio, com céu limpo, temperaturas elevadas para a época do ano e vento fraco, mas não é nada animador para a pesca. As coisas ainda se podem tornar mais complicadas se juntarmos a estes factos, uma temperatura relativamente baixa da água das barragens que pode gerar um nível de actividade bastante reduzido das trutas. Isto mesmo antes de serem assombradas com céu limpo!!

Enfim, seja como for, a tradição é para cumprir e como tal os preparativos já estão a ser realizados para mais uma abertura em grande da pesca às trutas nas barragens do Gerês. Se for igual à do ano passado, já não será nada má!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.