Últimos dias da temporada de trutas – 2017

Últimos dias da temporada de trutas – 2017




Com a chegada do final de Setembro, começam a rarear os dias para ainda podermos pescar trutas nalgumas das zonas que ainda beneficiam do regime de pesca especial livre que existia desde há vários anos atrás. Estamos, obviamente a falar do regime de excepção à lei geral para a pesca às trutas mariscas nalguns cursos de água do Norte e do regime das barragens do Gerês. Como a lei de finais de 2015 ainda está à espera das famosas portarias que nunca mais saem, continua a vigorar a legislação antiga. Por isso mesmo, nós vamos também terminar a nossa temporada com um convívio no dia 30 de Setembro (sábado) na barragem dos Pisões.

Para quem ainda está com o vício de pescar até ao final de Setembro, as condições não são muito famosas, já que não se antecipa um nível razoável de precipitação e os níveis actuais dos caudais são relativamente baixos. Assim, não é de esperar que existam grandes subidas de trutas mariscas. Por sua vez, as trutas comuns também devem andar bastante atentas, pois a pouca água e a sua limpidez em alguns locais faz com fujam ao menor sinal de perigo. A única vantagem que podemos esperar é efectivamente alguma quebra na pressão de pesca da parte da grande maioria dos pescadores. Isso pode ser um factor a explorar, sobretudo nos dias com maior cobertura de nuvens.

Para aqueles que ainda não desistiram e que continuam à procura de tirar mais uns bons exemplares, aqui ficam os nossos votos de boas pescarias. A partir de 30 Setembro, só se pode pescar sem morte e apenas em zonas muito específicas, como por exemplo na Serra da Estrela ou então em parques privados de pesca e paga!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.