No fim de semana passado, tive a oportunidade de passar perto da concessão de pesca desportiva do Rio Estorãos e como tal aproveitei para observar as condições deste curso de água. As chuvas da semana passada ajudaram a trazer vivacidade a este rio. Notavam-se claramente boas correntes nos lotes, e nas zonas mais fundas existia água suficiente para albergar bons exemplares de trutas. Sabemos que a situação do ponto de vista do caudal tende a normalizar rapidamente neste curso de água, devido à sua pequena dimensão, mas enquanto dura costuma trazer boas condições para se capturarem algumas trutas.
Apesar da grande movimentação de terras ocorridas na zona de Serra, junto ao troço superior do Estorãos, a água apresentava-se bastante límpida e parecia não ter qualquer tipo de poluição. Quanto à temperatura da água, estava dentro dos parâmetros normais para a época do ano, estando ligeiramente acima do esperado na zona onde tive oportunidade de a testar.
Quanto a peixe, não vislumbrei nenhuma truta desde o local onde me encontrava. Acredito que a densidade desta zona se tenha mantido relativamente idêntica à do ano passado, já que nada de muito anormal se terá registado do ponto de vista climatérico. Poderá ter havido algum impacto com a movimentação de terras a montante, mas não tendo havido aumento de carga poluente, os efeitos podem não ser significativos. No entanto, e de qualquer maneira, nada como uma visita com licença para pescar nos lotes para tirar todas as dúvidas 🙂 🙂
You must be logged in to post a comment.