Abertura adiada em Paradela do Rio!!

Abertura adiada em Paradela do Rio!!


Dia de Carnaval e mais uma expedição de pesca às trutas em conjunto com o Prof. Arlindo Cunha e o Engº José Pintalhão. O nosso objectivo era claramente atacar os rios do Gerês e Alto Barroso, mas tínhamos como motivo inicial da nossa expedição uma passagem por Paradela do Rio.

Paradela abertura 2010

No ano passado, a pesca nesta barragem abriu no dia 1 de Março de 2014 e nós queríamos ver se valia a pena tirar as licenças e realizar uma sessão de pesca. Aliás, e de acordo com o plano de exploração aprovado pelo ICNF, estávamos a contar que a Barragem já estivesse aberta. Qual não foi o nosso espanto ao depararmos com informação do Sr. Amadeu do Café Benfica que nos disse que a data da abertura tinha sido adiada para o dia 31 de Março!! Segundo ele, as autoridades do Parque Nacional da Peneda-Gerês determinaram que a abertura da pesca na barragem só poderia ocorrer nessa data.

Mais uma vez, ficamos sem saber o que pensar perante esta confusão, falta de consciência e incapacidade de prestar serviço público quando temos duas entidades a gerir o mesmo assunto. Afinal quem é que manda? Para que serve a lei? Quem é que determina as aberturas? O que é que vale o plano de exploração aprovado pelo ICNF?

Segundo site do ICNF, e reportando à lei geral, a abertura na Albufeira de Paradela do Rio só deveria ocorrer no dia 1 de Abril (ver página abaixo):


No entanto, também no plano de exploração aprovado pelo ICNF para a concessão da Albufeira de Paradela do Rio, a data prevista para o início da pesca durante 10 anos é o dia 1 de Março (ver abaixo):


Se isto já é um total contrasenso e um desrespeito pelos princípios básicos da lei e pelos pescadores, agora surge a entidade gestora do parque a determinar a abertura a 31 de Março quando lhe dá na real gana. Mas afinal em que é que ficamos?? Quem é que manda na pesca neste País?

Resumindo, isto é um autêntico caos e faz-nos pensar se vale a pena pagar licenças para manter toda esta gente empregada. Estes indivíduos andam a brincar às casinhas com a boa fé e o dinheiro de quem é sério e gosta de acreditar que há futuro para a caça e pesca em Portugal. Se já não há futuro, devido a imposição ditatorial ambientalista, digam-nos que se vai acabar a mama de respeitar a lei e pagar licenças, e uma grande parte de nós vai mas é passar para o outro lado, onde verdadeiramente se continua a caçar e pescar à “fartazana” e quando bem se quer …

No caso concreto, acabamos por nem nos preocuparmos muito com a pesca em Paradela, pois a Barragem está cheia demais e havia neve nos topos da Serra. Logo, foi esse dinheiro que poupamos, mas não significa que tivéssemos ficado menos indignados com esta situação. Agora, imaginem o que era planear toda uma expedição e termos boas condições na albufeira?!! Alguém avisou alguém da alteração da abertura através do site do ICNF? Havia algum contacto telefónico ou outro no plano de exploração de Paradela do Rio?

Perante tudo isto, só nos resta mesmo a indignação com a forma como se está a gerir a pesca neste País. Assim não futuro e é maus demais para ser verdade!!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.