Carta aberta contra as concessões …

Carta aberta contra as concessões …




Meus caros,

Abaixo publico na íntegra uma carta que me foi enviada pelo nosso colaborador José David e que reflecte o estado de espírito da maioria dos pescadores desportivos relativamente ao movimento massivo de criação de concessões de pesca desportiva a preços irrisórios. Espero que sirva para alargar mais a discussão sobre este tipo de matérias, podendo dar lugar a algum tipo de acção mais concreta que possa trazer alguns frutos.

“Nem sei o que dizer com a continuação destes disparates, faz-me lembrar o que quiseram fazer com a caça há alguns anos atrás: até os quintais de algumas pessoas faziam parte das Entidades Associativas, sem que os proprietários soubessem ou tivessem sido ouvidos…

Na altura, a associação da caça livre “deitou mão” nas coisas e lá se enquadraram as concessões (certo que, quando se reuniam, levavam armas e não canas…).

Rio Froufe Março

Neste momento, só haveria uma coisa a fazer: se houvesse uma associação de pesca livre que obrigasse o governo a enquadrar, em lei, os deveres de cada concessão e ao mesmo tempo a própria associação de pesca livre solicitasse as concessões (claro que é preciso haver verbas e associados). Não havendo esta capacidade – dos pescadores livres de se reunirem em associação – acho que só nos resta RECLAMAR!

Em primeiro lugar, acho que deveríamos envolver a DECO. E quantos mais melhor, pois, afinal, pedimos (e pagamos!) uma licença de pesca anual que depois não é respeitada… Suponho que as concessões também devem ter regras para cumprir: portuguesas e/ou europeias, não?

Em segundo lugar, deveríamos reclamar perante a Direcção de cada Grupo Parlamentar, com assento na Assembleia da República, pois pode ser que alguém se lembre de perguntar o que se passa e, pelo menos, obrigar estes gajos a mais um pedido de desculpa!

(Nota: e porque não também junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP – dgra@icnf.pt)

Cumprimentos”

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.