Condições e caudal Rio Carneiro

Condições e caudal Rio Carneiro

Ontem passei pelo Rio Carneiro a caminho de Mesão Frio e este foi o cenário com que me deparei. Efectivamente, o rio apresenta um caudal relativamente baixo e nota-se alguma falta de água em zonas muito concretas. Se bem que este curso de água não apresenta normalmente um grande caudal, denota-se que está abaixo do esperado para esta altura do ano.

As correntes que observei apresentavam alguma vivacidade, mas sem grande profundidade, especialmente para a desova de bons exemplares de trutas que poderiam eventualmente subir do rio Ovelha. Quanto à pureza da água, pareceu-me apresentar níveis bons, se bem que no sítio onde eu me encontrava estava um tubo de saída de uma habitação ou restaurante a causar alguma poluição. Isto numa zona bastante visível e de fácil alcance, portanto não percebo como é que ainda não chamou a atenção das autoridades … Como se elas quisessem ver alguma coisa!!

Rio Carneiro caudal Dezembro 2015

Em termos de peixes, visualizei uma truta debaixo da ponte onde me encontrava. Não era um exemplar muito grande, mas tinha certamente dezoito ou dezanove centímetros. Era uma truta isolada, com comportamento territorial normal e sem grande aspecto de estar em cenário de desova. Mal me sentiu, arrancou de perto dos meus pés e parou na corrente ligeiramente acima.

No global, aquilo que vi é indicativo de uma falta de água nos rios do interior e de alguma inércia em termos de comportamento de desova das trutas. O calor em nada tem ajudado a esta situação e tudo parece apontar para a manutenção ou potencial agravamento desta situação, caso não tenhamos chuva a sério. Algo que começa a tornar-se preocupante e que deve suscitar alguma atenção por parte das entidades responsáveis.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.