Pesca intensiva à truta no Japão

Pesca intensiva à truta no Japão


Apesar de não ser a nossa praia, reconhecemos que a pesca intensiva à truta é uma boa forma de incentivar a prática deste desporto junto de gente que não se quer sujar muito ou junto de uma classe mais jovem que ainda quer aprender em ambiente controlado. Isto, obviamente, não impede que alguns pescadores experientes frequentem também este tipo de locais, seja porque estão em época de defeso e querem desfrutar da pesca com os amigos, ou seja porque querem apenas testar alguns iscos ou amostras.

Este é um conceito que conhecemos bem, pois já visitamos alguns estabelecimentos deste tipo no nosso País, no entanto, sempre tivemos alguma curiosidade sobre como as coisas se faziam lá fora, especialmente em países mais afastados do nosso.

Cardume de trutas Casa do Xisto

Assim, e por indicação de um dos nossos colaboradores, deparamos com uma proposta de pesca intensiva com trutas arco-íris no Japão. Esta proposta enquadra várias vertentes de pesca e engloba um complexo bastante grande onde é possível pescar trutas de viveiro, em pequenos rios ou em lagos. Para além da pesca propriamente dita, o complexo de pesca intensiva também permite a confecção do pescado para alimentação ou mesmo a sua acondicionação para ser consumido mais tarde ou noutro local.

Para terem uma ideia do que é este conceito à moda Japonesa, segue abaixo uma sequência de fotos que ilustram vários episódios vividos durante um dia passado neste local:


No global, parece-nos que esta experiência não difere muito da que podemos encontrar no nosso País. Existem sempre algumas nuances diferentes e uma delas parece ser o tamanho nitidamente superior da exploração que certamente permite satisfazer várias dezenas de pessoas ao mesmo tempo. A densidade de trutas que se vêem nas fotos também é claramente muito elevada permitindo adivinhar níveis de exploração muito mais elevados do que aqueles que estamos habituadas por cá.

Como nota final, os que não estão habituados à pesca à truta que não se iludam com estas imagens. Densidades destas só são possíveis neste tipo de locais, já que nos rios com pesca normal, pescar uma truta é um exercício bastante complicado e as densidades são muito mais baixas.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.