Pesca à rede em Pisões

Pesca à rede em Pisões


Recentemente passei pela Barragem de Pisões e como não podia deixar de ser, o vício falou mais alto e dirigi-me à margem para ver como andavam as coisas. Atendendo ao meu percurso natural nesta barragem, resolvi dar uma pequena volta na margem direita, mais propriamente no local onde confluem duas pequenas linhas de água mesmo em frente ao viveiro de trutas. Um caminho de terra leva o carro até a um espaço que fica mesmo entre os dois ribeiros e depois desce-se alguns metros até chegar a uma pequena língua de pedra.

O meu objectivo era verificar se havia actividade de peixe, e mais propriamente ver até que ponto as trutas poderiam ainda estar acardumadas à procura de local para desovar. Depois de alguns minutos a olhar fixamente para a água, não vi qualquer sinal de peixe, quer na saída de um ribeiro, quer na saída do outro. Um facto relativamente estranho, até que porque é uma zona que costuma apresentar sempre alguma actividade. O frio da água ainda me pareceu uma hipótese plausível. De qualquer forma e para ter certeza de que nada ali andava, resolvi subir a um ponto mais alto e deparei-me com o seguinte artefacto a menos de 20 metros da confluência da linha de água:

Redes de pesca ilegal Barragem de Pisões

Uma rede de pesca novinha, bem limpa, e com cordas para ser bem amarrada nos troncos de um lado e do outro da pequena baía, à saída da linha de água. Ali estava a razão porque não se via qualquer aspecto de peixe, e muito menos de trutas. Tudo o que por ali passou à procura de desova, só encontrou saída para a frente, porque para trás havia rede de malha fina!!

Enfim, não tenho palavras para descrever a situação! Os furtivos andam tão à vontade que nem sequer se preocupam em levar a rede para casa, e deixam-na ali preparada para ser utilizada as vezes que for preciso! Certamente que uns bons kilos de trutas já ficaram à mercê daquela rede e de muitas outras que estão por todos os afluentes de Pisões.

Que tal uma patrulha a pé nestes locais para apanhar esta gente? Há autoridades ou ambientalistas dispostos a isso? Não me parece!! É mais fácil chatear o pescador cumpridor … porque, afinal, ele é o principal inimigo dos peixes … ou será que não??!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.