Edital 2016 – Lagoas da Serra da Estrela

Edital 2016 – Lagoas da Serra da Estrela




Mais um ano de pesca a caminho do seu fim e como é natural começa-se já a preparar o próximo ano a vários níveis, incluindo o legislativo. Tal como é costume nestas coisas, o ICNF (depois de estar com o site em baixo durante mais de duas semanas) publicou recentemente o edital para 2016 referente à zona de pesca reservada das lagoas da Serra da Estrela. Este é tipicamente o primeiro edital de todos a ser publicado e normalmente a urgência advém do facto de ser permitida a pesca sem morte na lagoa do Viriato a partir do dia 1 de Janeiro. Assim, e para evitar dissabores com alterações legais de última hora, o ICNF, publica normalmente este edital um mês antes do início da pesca.

À primeira vista, e para 2016, as alterações não serão muitas. Regista-se com agrado a extensão do número de dias de pesca com morte na Lagoa Comprida, podendo agora a pesca ser praticada desde o 1 de Maio até ao dia 28 de Agosto, e a extensão do número de massas de água onde se pode pescar (Viriato, Comprida, Lagoacho, Serrano e Covão do Forno). Com morte, também se pode pescar na Lagoa do Viriato, entre 1 e 29 de Maio, e no Covão do Forno, entre 2 e 30 de Junho, mas nestes locais o privilégio vai para a pesca sem morte.

Truta arco-iris Serra da Estrela

O número de trutas a reter mantém-se nas 5 e o tamanho mínimo para retenção é de 22 centímetros. Não se esqueçam de andar com desembuchador para garantir a sobrevivência de trutas mais pequenas ou de espécies não autorizadas que fiquem cravadas no anzol.

Para uma leitura mais atenta do edital, o mesmo encontra-se abaixo:


Espero que esta seja já a versão final do edital, mas se acontecer o mesmo dos últimos anos, o melhor é estar atento, porque certamente ainda vamos ter uma nova versão para corrigir algum erro de última hora. O meu conselho é mesmo de tentar ver o site do ICNF no dia antes de ir pescar para não ter surpresas desagradáveis.

A nível pessoal, já há muito tempo que não vou às lagoas da Serra da Estrela. Tenho pena, mas todo o processo de obtenção de licenças e de habilitação para pescar nas aberturas continua a ser arcaico e beneficia claramente os pescadores locais. Numa altura em que a internet está mais do que disseminada por todos os serviços públicos é uma vergonha ainda termos que nos sujeitar a estas metodologias discriminatórias e anti-democráticas. Se pudesse comprar as licenças e aceder a concurso para as aberturas online, nem que se pagasse mais alguma coisa por isso, certamente que não iria faltar todos os anos a umas sessões de pesca neste local, onde o mais impressionante ainda é a paisagem. Assim, só mesmo por sorte é que se pode proporcionar alguma pescaria …

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.