Repovoamento Ovil e Teixeira – 2016

Repovoamento Ovil e Teixeira – 2016


À semelhança de edições anteriores, também este ano voltaram-se a realizar sessões de repovoamento nos rios Ovil e Teixeira no município de Baião. As sessões foram realizadas no dia 9 de Junho deste ano, de modo a celebrar o dia do ambiente, e contaram com a participação do ICNF e de alguns agrupamentos escolares da região. A iniciativa, para além da sua vertente de preservação e conservação do património piscícola dos rios da região, visou também alertar as gerações mais novas para as questões ambientais, sobretudo aquelas que afectam a saúde dos nossos rios.

Repovoamento Trutas

Ao nível do repovoamento propriamente dito, o mesmo consistiu na largada de 4000 alevins de truta fario em zonas específicas dos rios Ovil e Teixeira. Para informações mais detalhadas, podem sempre consultar o site da Câmara Municipal abaixo:


Achamos que esta é mais uma iniciativa a ser tomada em conta e que pode marcar a diferença na preservação destes rios. Como são rios onde nunca pesquei, não tenho uma noção exacta das condições actuais dos mesmos, mas as poucas informações que me foram chegando apontam para uma densidade abaixo da média.

Gostaríamos apenas de alertar para o facto de se tentar fazer o possível para preservar o património genético das trutas que habitam estes rios. Era importante que os repovoamentos a realizar no futuro fossem feitos com ovas de reprodutores vindos destes rios, em vez de se andar a importar estirpes vindas de outras massas de água e que são trabalhadas nos viveiros de Manteigas ou do Marão.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.