Poluição no Rio Lima – mais um foco

Poluição no Rio Lima – mais um foco


Recentemente, e na sequência de uma pescaria às trutas mariscas no Rio Lima, tivemos a oportunidade de passar pela Zona Industrial de Padreiro, no município dos Arcos de Valdevez, e foi este o cenário que encontramos na saída de uma das condutas de águas pluviais. Como podem ver pelas fotos, o líquido que está escorrer pelo cano não tem nada a ver com águas pluviais, pois apresenta uma cor bastante negra e um cheiro nauseabundo. É líquido espesso e que me parece que não terá influência directa da chuva, que poderia estar a lavar algum tanque de tratamento de matéria poluída.

O cano está mesmo abaixo da Zona Industrial do Padreiro, cerca de 200 metros para montante da ponte sobre o Lima, e passa por debaixo da ecovia na margem direita do Lima. A sua identificação não é difícil e portanto é de estranhar que várias pessoas passem por ali diariamente e até hoje o problema não esteja resolvido!!

poluicao-rio-lima-setembro-2016-zona-industrial-de-padreiro

Enfim, fica aqui esta denúncia para mais uma situação que nos parece ser incompreensível e que lentamente vai destruindo a qualidade da água do Lima. Já encaminhamos também uma cópia para as entidades competentes e aguardamos que brevemente haja uma intervenção nesta zona. Esperamos que no próximo ano, quando voltar ao Lima, este problema esteja já resolvido …

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.