Recentemente, e na sequência de uma pescaria às trutas mariscas no Rio Lima, tivemos a oportunidade de passar pela Zona Industrial de Padreiro, no município dos Arcos de Valdevez, e foi este o cenário que encontramos na saída de uma das condutas de águas pluviais. Como podem ver pelas fotos, o líquido que está escorrer pelo cano não tem nada a ver com águas pluviais, pois apresenta uma cor bastante negra e um cheiro nauseabundo. É líquido espesso e que me parece que não terá influência directa da chuva, que poderia estar a lavar algum tanque de tratamento de matéria poluída.
O cano está mesmo abaixo da Zona Industrial do Padreiro, cerca de 200 metros para montante da ponte sobre o Lima, e passa por debaixo da ecovia na margem direita do Lima. A sua identificação não é difícil e portanto é de estranhar que várias pessoas passem por ali diariamente e até hoje o problema não esteja resolvido!!
Enfim, fica aqui esta denúncia para mais uma situação que nos parece ser incompreensível e que lentamente vai destruindo a qualidade da água do Lima. Já encaminhamos também uma cópia para as entidades competentes e aguardamos que brevemente haja uma intervenção nesta zona. Esperamos que no próximo ano, quando voltar ao Lima, este problema esteja já resolvido …
You must be logged in to post a comment.