Recentemente, tive oportunidade de passar na zona do Mondego, perto do Porto da Carne e deparei-me com as condições que se podem visualizar nas fotos que acompanhem este post. Efectivamente, pareceu-me um bom cenário para molhar a amostra e começar a pensar em apanhar algumas trutas de bom tamanho. Neste dia em concreto, a Barragem do Caldeirão não estava a funcionar, e portanto a corrente era lenta e as águas bastante límpidas.
Quanto ao caudal, pareceu-me que o mesmo estaria dentro das condições aceitáveis para esta época do ano. A chuva não tem sido muita, mas o rio Mondego aproveita sempre a proximidade da Serra da Estrela e consegue manter caudais médios razoáveis. A temperatura da água era fria, mas não demasiado, o que podia permitir pensar na possibilidade de fazer mexer algumas trutas, sobretudo nos períodos mais quentes do dia.
No dia em concreto que passei por este local, não tive oportunidade de pescar, mas conto voltar antes do final do mês armado com o respectivo material de pesca. Por aquilo que vi, os poços para montante da área onde estive devem ter a quantidade de água suficiente para albergar alguns bons exemplares. Nos primeiros dias, ainda devem andar bastante desconfiados, mas à medida que o tempo for aquecendo, tenho a impressão de que devem começar a tornar-se mais activos. A ver se consigo lá estar num desses momentos 🙂 🙂
Isto antes que o pessoal “dito amigo” faça das suas!! Vontade não lhes falta … estivesse o rio mais perto!!
You must be logged in to post a comment.