Escrever posts

Escrever posts




De modo a permitir que muitos dos nossos colaboradores consigam publicar posts e artigos fácilmente no Trutas.PT, resolvemos criar uma página de apoio à criação de posts. Neste caso concreto, iremos dar apenas resposta ás questões que surgem em termos de texto, inserção de tags, categorização dos posts e publicação. Noutras páginas, iremos introduzir situações mais complexas como a introdução de fotografias ou vídeos. Fica desde já aqui o esclarecimento de que os posts têm que levar obrigatoriamente duas fotografias para serem publicados: uma na capa e outra no corpo do texto. Ambas as fotos têm que respeitar dimensões especificas, como veremos mais adiante.

Para começar, qualquer colaborador pode iniciar um post. Basta para tal seleccionar a opção “Novo post” que se encontra na coluna do lado esquerdo. Mal realiza esta selecção surge um écran exactamente igual aquele que se vê na fotografia abaixo. 

O primeiro elemento a introduzir no post deve ser o título, logo no primeiro espaço a seguir a “Adicionar Novo Post”. Convém que seja curto e apelativo (normalmente a sua dimensão máxima anda à volta dos 60 caracteres). O titulo vai ser automaticamente considerado como o url ou endereço web da página.

Depois, na caixa imediatamente abaixo do título, tem que se introduzir o corpo do texto. Aqui as opções são ilimitadas em termos de tamanho e conteúdos. Para melhorar o aspecto estético do texto que utilizam no post, podem sempre utilizar o menu de formatação acima da caixa de texto. As seguintes opções estão disponiveis: bold, itálico, risco por cima, numeração, citação, alinhamento dos paragrafos, opções de visualização, verificação ortográfica, sublinhado, selecção de cores, copiar, colar, espaçamentos, inserção de símbolos, etc. Existem também várias opções em termos de inserção de imagens, vídeos, sons e sondagens, mas para já vamos deixar isso de lado.

Na secção imediatamente inferior ao corpo de texto, surge o excerto, que no fundo é um resumo do post. Para o Trutas.PT, este campo não necessita de ser preenchido. 

A seguir ao excerto, surgem os campos personalizados e outras opções. Estes campos correspondem a opções avançadas, algumas das quais são inseridas de forma automática. Portanto, não vale a pena estarem preocupados com o que lá está inscrito. Posteriormente e numa página sobre como inserir imagens, a área “campos personalizados” vai ser extremamente útil para introduzir imagens de capa do post (tamanho – 630*250), mas para efeitos de texto não é utilizado.

Assim, entramos na fase final da preparação do post, ou seja na coluna direita. Nesta coluna encontramos as seguintes secções que nos vão interessar: publicar, categorias e tags.

Na secção publicar, podemos guardar o nosso rascunho, previsualizar o nosso post, tal como irá aparecer no site, e publicar directamente o post. Como a maioria dos colaboradores não têm permissão para publicação directa de posts, mal clickam em publicar, o post fica com o estado de pendente e terá que ser aprovado pela equipa do Trutas.PT para que seja definitivamente publicado. Isto pode demorar algumas horas. Também é possivel agendar o post, ou seja determinar uma data e hora para publicação automática no futuro. Para tal, têm que escolher “editar” a opção “Publicar Imediatamente” e seleccionar o agendamento para uma data e hora no futuro.

Na secção categoria, imediatamente abaixo da seccção publicar, devem escolher as categorias dentro das quais o vosso post se enquadra. As opções não são mutuamente exclusivas, portanto um mesmo post pode estar dentro de várias categorias.

Finalmente, surge a opção tags ou palavras-chave. Nesta secção devem ser identificadas as principais palavras que definem o conteúdo do post. As várias palavras-chave devem ser introduzidas de forma contínua e devem ser separadas unicamente por virgulas (sem qualquer tipo de espaços).

Com estas instruções, conseguem fácilmente introduzir e formatar todo o texto que necessitam para criar os vossos posts. No entanto, um post não fica completo sem levar obrigatóriamente duas fotos: uma na capa (tamanho obrigatório 630*250) e outra no corpo do texto (tamanho sempre inferior a 600*600).

Para saber como introduzir fotos ou imagens nos posts, clickem aqui.

Para saber como introduzir vídeos do YouTube nos posts, clickem aqui.

Bons posts e boas pescarias 🙂