O monstro arco-íris de Pisões!!

O monstro arco-íris de Pisões!!




Convívio do Trutas.PT e TFC (Torres Fishing Challenge) 2016. Dois em um numa iniciativa inédita que juntou 17 pescadores de trutas de topo numa das barragens mais míticas para a pesca de grandes predadores na zona do Gerês: Pisões. As expectativas para um dia de convívio bem passado eram bastante altas, mas nada nos fazia antecipar que pudéssemos ter uma grande surpresa à nossa espera no que diz respeito a troféus. Efectivamente, com tanto pescador a malhar seguido e à procura de luciopercas e achigãs, o que acabou por mostrar os dentes foram as trutas arco-íris.

O dia começou frio e com pouca actividade. Mesmo em zonas com bastante potencial não se via nada a mexer e nem sinal de toques nas amostras. A grande maioria estava a pescar com vinis e sobretudo com Black Minnows. Até às 11 horas, nem sinal de peixe. Por volta das 11h30, surge o primeiro sinal com o grande Torres a portar-se como bom anfitrião e a deixar fugir uma boa truta arco-íris, que segundo ele, deveria ter quase dois kilos. Passado meia hora, recebo telefonema do Bruno a relatar-me uma captura fantástica de uma truta enorme que ainda era preciso pesar. O autor da captura tinha sido o Ivo, e a mesma tinha picado numa zona com cerca de meio metro de profundidade. Um lançamento do Ivo para as costas do Bruno que se encontrava a lançar em zona de maior profundidade e deixou ficar uma arco-íris de 6,5 kg para trás.

Enfim, como não presenciei a captura, não vou aqui descrever o que não vi. mas o que me contaram foi verdadeiramente épico. A truta foi capturada com um Black Minnow de 5 centímetros que estava atado num monofilamento 0,14 que era o estralho de um multifilamento 0,08. Ou seja, uma captura com tudo para correr mal em termos de resistência do material, mas que conseguiu ser levada a bom porto, especialmente devido à ajuda providencial do Bruno, que foi o homem do camaroeiro.

Para terem uma ideia do que se está aqui a falar, segue abaixo o vídeo da captura e sobretudo da libertação desta grande truta, demonstrando que neste país ainda há gente que vai cumprindo a lei, especialmente quando estamos na eminência de publicar uma lei que proíbe a devolução de espécies exóticas, incluindo a arco-íris.

Perante isto, só nos resta mesmo felicitar o Ivo por esta grande captura que certamente o vai marcar para o resto da vida. São poucos os pescadores que conseguem capturar uma truta deste tamanho em Portugal e o Ivo passou a pertencer a esse clube restrito. Só ficamos felizes por esta captura ter sido realizada neste evento e ter dado ainda uma maior dimensão a esta nossa festa de despedida da temporada de pesca. Este ano, no dia 30 de Dezembro, lá estaremos novamente!! Um Bom Ano para todos!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.