Qualquer pescador de trutas que se preze gosta de melhorar continuamente as suas técnicas e o conhecimento que tem sobre as trutas e os rios truteiros. Para satisfazer a curiosidade destes e doutros pescadores, existe informação bastante interessante na Internet. À distância de um click, podemos aceder ao maior repositório de informação credivel e cientifica sobre a fauna fluvial em Portugal. Estamos a falar da carta piscicola nacional. Criada e mantida pela Autoridade Florestal Nacional, esta é uma verdadeira enciclopédia que detalha todas as espécies que habitam as nossas massas de água interiores.
A informação disponivel para cada espécie inclui:
- Imagem ou fotografia
- Descrição da espécie
- Ecologia
- Biologia
- Conservação
- Regulamentação
- Capturas – amostragem
Da informação disponivel, destaco sobretudo as capturas realizadas para efeitos estatisticos. Para os pescadores estes são dados bastante relevantes, pois permitem compreender a distribuição geográfica de cada espécie no nosso território. A visualização das capturas ocorre via apontadores no google maps. Estes apontadores incluem um pequeno descritivo com a indicação do rio e da data em que foi realizada a captura.
A pesquisa também pode ser realizada por rio, via bacia hidrográfica ou por localidade, via distrito. Quando seleccionarem o rio, podem imediatamente conhecer quais as espécies que o habitam e o local onde foi realizado o levantamento dessas espécies. Quando seleccionarem localidade, aparece unicamente a lista das espécies catalogadas no local.
Toda esta informação é bastante importante para os pescadores de truta. Aliás só um pescador bem informado, pode ser um bom pescador … a vários níveis.
Usem e abusem … basta clickar aqui 🙂
You must be logged in to post a comment.