Repovoamentos e adaptação das trutas – estudo cientifico

Repovoamentos e adaptação das trutas – estudo cientifico


Mais uma vez, temos o prazer de apresentar aqui mais um estudo cientifico relevante para os pescadores de truta, nomeadamente para aqueles que querem conhecer mais sobre repovoamentos de trutas. Agradecemos desde já ao nosso grande amigo João Dias, do site Trutas e Serras, por nos ter facultado o link para este documento.

Com a crescente adopção do repovoamento para repor os efeitos de poluição e de uma pressão de pesca excessiva nas nossas massas de água, importa conhecer mais sobre os seus efeitos e também sobre o comportamento das trutas que são introduzidas. Assim, a tese de mestrado da Universidade do Porto, entitulada “EFEITO DA INCLUSÃO DE ALIMENTO VIVO NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÍMULO PREDATÓRIO E NA PERFORMANCE DE CRESCIMENTO DE JUVENIS DE TRUTA COMUM (Salmo trutta)” realizada pelo José Miguel Pereira Gomes, procura responder a algumas destas questões.

Para os pescadores de trutas, as secções mais importantes desta tese são as iniciais, já que abordam temas mais práticos. Aspectos como a história da aquacultura de repovoamento em Portugal, a descrição da truta comum (hábitos e alimentação) ou a caracterização extensiva do que é um repovoamento de trutas, são mais valias para o nosso enriquecimento pessoal. De facto, estas secções da tese são de fácil compreensão e traçam uma caracterização bastante objectiva do panorama nacional ao nível destas questões.

Recomendamos assim, a leitura na íntegra deste documento que pode ser consultado abaixo, via repositório online e aberto da Universidade do Porto:

Acreditamos que este é um documento que interessa divulgar junto da nossa classe para que possamos ter um maior conhecimento do impacto dos repovoamentos. Até há pouco tempo atrás, acreditava-se que o repovoamento era uma solução miraculosa para repor populações de trutas em determinadas massas de água. Hoje em dia, já sabemos que as coisas não são bem assim, mas ainda não sabemos exactamente qual o impacto global desta técnica.

Boas leituras 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.