Caudal ecológico no Côa??

Caudal ecológico no Côa??




Durante o dia 12 de Agosto de 2011, tive a oportunidade de pescar aos barbos no rio Côa, a jusante da A25. O panorama com que me deparei foi verdadeiramente surreal, devido ao nível baixíssimo do caudal que o Rio apresenta nesta altura do ano. A paisagem é verdadeiramente lunar, como podem observar pelas fotos que acompanham este post, e corrente nem vê-la!

Como era de esperar, este tipo de cenário está a levar à total eutrofização da água e ao aparecimento de uma alga verde que altera toda a cor do curso de água. Escusado será dizer que a minha pescaria aos barbos terminou, antes mesmo de começar 🙁 E se dúvidas existissem relativamente à qualidade da água, elas rapidamente se dissiparam, quando vi, de cima de uma ponte, um barbo a boiar .. já morto de alguns dias.

Perante este cenário, só tenho uma questão!! A Barragem do Sabugal está a assegurar o caudal ecológico que se exige durante esta época do ano?? Será que alguém se preocupa com a defesa das espécies piscícolas a jusante do Sabugal, nomeadamente as lindas trutas … algumas com pesos invejáveis?? Penso que não! Mais uma vez, existem outros interesses, que não consigo compreender, mas que se conseguem impor de forma avassaladora.

Passados dois dias desta pescaria frustrada, foi com enorme surpresa que durante uma visita ao Sabugal, verifiquei que a Barragem está ao seu nível máximo para esta época do ano. Olhando à quantidade de água que se encontra na albufeira, parece-me que existe uma reserva mais do que suficiente para suprir as necessidades da zona durante a época do Verão, regar as hortas, combater incêndios, produzir energia e ainda desperdiçar água à força toda. Perante isto, não compreendo porque é que não se mantém uma pequena descarga controlada de água para manter o rio vivo a jusante da barragem. Qual era o impacto desta medida?? Seria assim tão gravosa e poria em risco as reservas acumuladas para esta época do ano? Não me parece, mas também não sou um expert. No entanto, tenho muitas dúvidas e sérias!!

Se houver alguém que conheça melhor a realidade desta zona e quiser esclarecer o que se passa, eu agradecia. Da minha parte, só lamento que o rio Côa esteja a ser tão maltratado durante esta época do ano e que ninguém faça nada para alterar este estado de coisas. As trutas do Côa mereciam melhor sorte!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.