Depois de meses de seca, e com a abertura geral da pesca às trutas para breve, a nossa atenção volta-se cada vez mais para o estado do tempo nos próximos dias. Efectivamente, os caudais dos rios e as albufeiras de algumas barragens chegaram a níveis tão baixos em determinadas zonas do país, que já nos interrogamos se a chuva que vai cair desde agora até ao principio do Verão será suficiente para assegurar a sobrevivência das principais espécies que habitam os nossos rios e, nomeadamente das trutas. A falta de humidade é de tal ordem, que mesmo perante temperaturas negativas, não se assiste à formação da tradicional geada.
Conscientes da emergência deste assunto, temos andado constantemente à procura de previsões claras de precipitação nos próximos tempos e já encontramos alguns sinais animadores. Após uma vista de olhos sobre as previsões do site Weather.com para a cidade do Porto, conseguimos vislumbrar a possibilidade de existirem chuvas com alguma intensidade a partir do dia 22 de Fevereiro. Na imagem abaixo, podem consultar o detalhe destas previsões:
De acordo com as previsões em causa, esta precipitação vai também levar a um aumento da temperatura média. Esperemos no entanto, que esta chuva não seja “sol de pouca dura”. Efectivamente, o estado lastimoso a que chegaram algumas das nossas massas de água, exige um reposição substancial de água no solo.
A nível de pesca, a ritmo de precipitação que vai ocorrer até ao dia 1 e no próprio dia, vai ser determinante para o sucesso da jornada de pesca. Esperemos que a chuva se faça sentir de forma contínua e não de forma exagerada, pois poderá-se traduzir não só em estragos materiais para as populações ribeirinhas, mas também em danos, que poderão agora ser irremediáveis, para as posturas das nossas trutas.
Iremos manter-nos atentos ao desenrolar das condições meteorológicas e mais próximo da abertura, realizaremos mais um relatório mais detalhado.



_
.
.

Boas!
Esta a doer-me o joelho…vai chover em breve!:)
Abraço
boa noite, fui hoje ao minho e nao correu bem.vento norte(disseram que afunda os peixes)ceu com algumas nuvens e temperatura maxima de 14.o caudal tava muito baixo(nunca tinha visto tao baixo na abertura…)agua a uma boa temperatura, rio pouco sujo,e algum vento.
eram entao condiçoes más (ate podiam ser piores).
tentei rapala , meps rapala meps etc . pesquei durante 4 horas mas nada, so um amigo teve um toqe de uma truta mas nao passou disso…para a proxima ha-de correr melhor
Tu sabes é muito 🙂
Vai mas é preparando a tua agenda para o fim de semana de 28 a 29 de Abril. Já sabes o que te espera. E não te esqueças de avisar o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Campia. A sua presença é imprescindível.
Um abraço,
Boas João,
Há que insistir. Tens que rentabilizar a tua “licença especial” :). Devias ter procurado um sitio mais resguardado do vento, onde as trutas estariam com mais vontade de entrar à amostra. Eu daqui, até já estou a ver onde é que poderia sair uma ou duas trutas boas. Mas este ano, vão lá ficar para semente 🙂
Na próxima semana, se entrar a chuva vai ser uma altura ideal para voltares ao Minho em força. Os sítios do costume vão ser altamente produtivos, logo com as primeiras chuvadas.
Abraço,
Para aumentar o vicio daqueles que andam pelo Minho, já tenho informações de que saiu um salmão com 5kg à minhoca …
Fica aqui o registo …
Hoje apos 4 dias sem um unico toque tive 3 dos quais consegui cravar uma bonita truta:)
ja agora vi fotos de 2 mariscas tiradas na foz do gadanha.