No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, a Junta de Freguesia do Espinhal decidiu realizar um repovoamento da Ribeira da Azenha com alevins de truta. Esta iniciativa do dia 31 de Março visou sobretudo repor os stocks populacionais da ribeira para assegurar que a mesma consiga manter uma população estável de trutas ao longo do tempo.
Devido ao tamanho médio reduzido das trutas introduzidas, cerca de 7 cm, este repovoamento tem pouco interesse no imediato para os pescadores. No entanto, é claramente um sinal de que esta ribeira poderá apresentar um potencial bastante interessante nos próximos 2 a 3 anos, caso as trutas não sejam alvo de um ataque forte, quer por predadores naturais ou humanos.
Para terem acesso a esta notícia na íntegra, basta ler o que aparece no site da Câmara Municipal de Penela (abaixo):
A Ribeira da Azenha já teve um forte reputação em termos da pesca à truta, mas nos últimos anos tem vindo a perder esse estatuto por vários factores. Portanto, estava claramente na altura de voltar a repor esse património que certamente trará mais interesse turístico por esta zona 🙂
Boas!
Os repovoamentos são boas noticias, mas melhor seria ver escrito que tinham sido trutas originárias dessa mesma ribeira. Pelo artigo que li isso não é perceptivel,mas pelas fotografias pareçe peixe de aviário.
Abraço
PS: No passado sábado, o local da foto que tens na capa estava nas mesmas condições