Passagem proibida a pescadores na margem do Coura!!

Passagem proibida a pescadores na margem do Coura!!




No final da temporada geral de pesca, tive a oportunidade de fazer uma última pescaria no Rio Coura. Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de a relatar na íntegra, gostaria de apresentar mais uma situação caricata com a qual me deparei nesse dia de pesca. São várias as situações que encontro por esse país fora e que me fazem pensar se existe lei ou qualquer respeito pela mesma, mas esta é daquelas, que pelo insólito do aparato que ostenta, até me dá vontade de rir!!

No troço livre do Coura, na povoação de Covas, e junto à ponte antiga que atravessa o rio, deparei com uma placa na margem esquerda, olhando para montante. A mesma parece ter sido roubada da estrada e transformada com os seguintes dizeres: “Proibido Passar. Pescadores entram pela Ponte Nova”. A placa encontra-se muito perto da via pública e localizada numa área de terreno que penso ser privada, proibindo o acesso ao rio através da ponte antiga. O aspecto surreal desta placa, é aquele que podem observar na foto abaixo.

Perante isto, tenho as seguintes perguntas que gostava de ver esclarecidas por quem de direito e sobretudo pelas autoridades que fiscalizam a zona, não só em termos de caça e pesca, mas também em termos de ordem pública:

1 – Será que é possível negar o acesso dos pescadores à margem do rio, numa zona onde temos uma ponte que serve uma estrada nacional?
2 – Será que é possível fixar este tipo de dizeres, sem qualquer tipo de autorização prévia?
3 – Há alguma sanção para este tipo de situações?

Penso que era preciso esclarecer se este tipo de situações é possível e qual o entorno legal que a permite, pois não me admirava nada se a maior parte dos proprietários de terrenos ribeirinhos começassem a replicar este tipo de avisos por esse país fora. Eu, pessoalmente, acho que isto não faz o mínimo sentido e que é um total contrasenso perante a lei, mas isso é apenas a minha opinião e de pouco vale 🙂

Aguardo por uma opinião mais avalizada …

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.