Rio Estorãos – Zona de Abrigo

Rio Estorãos – Zona de Abrigo




Caros pescadores de trutas,

Na sequência de email recebido recentemente da parte do senhor José David, ficamos a saber que no troço do rio Estorãos, compreendido entre a Ponte de Mãos e a confluência com o Rio Lima, não se pode exercer a prática da pesca desportiva. Segundo informação directa da parte do ICNF, esta proibição deve-se ao facto ter sido criada em 2/3/2001 uma zona de abrigo neste troço do rio, pelo então Diretor Geral das Florestas.

Obviamente que na prática, nós sabemos que não existe qualquer tipo de sinalização na parte do rio mais próxima da confluência com o Lima e que a sinalética que existe no troço mais para montante, a determinar a proibição de pesca na área de paisagem protegida não é a prevista pela lei. Aliás, esta última situação já foi relatada neste site através de um post realizado alguns meses atrás. Perante este facto, que pode ser o causador de inúmeras confusões e mesmo alguma revolta da parte dos pescadores, o ICN prontificou-se assim que possível a introduzir a sinalética prevista pela lei de forma visível e nas áreas onde a mesma deve constar.

Pensamos que sem uma sinalética adequada é impossível esperar que os pescadores sejam capazes de cumprir a lei a 100%, até porque a mesma é uma autêntica manta de retalhos, em termos de portarias e decretos de lei que se foram acumulando ao longo do tempo, alguns já completamente caducos face à realidade actual. Aliás, muitas das informações deste tipo deveriam estar disponíveis online nos sites das autoridades respectivas, mas nada disso acontece.

Para aqueles que são frequentadores habituais/ocasionais do Estorãos, aqui fica esta informação pertinente. Esperemos é que a sinalização legal surja no rio o mais rapidamente possível para que se evitem equívocos desnecessários. Enquanto tal não acontecer, apelo ao bom senso das entidades fiscalizadoras, pois penso que não há qualquer moral para sancionar pescadores desprevenidos neste aspecto.

Para terminar, gostaria de agradecer ao José David por esta informação valiosa para todos nós e que nos ajuda a realizar uma pesca mais conscienciosa. Bem haja 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.