Condições para a abertura da pesca em Pisões

Condições para a abertura da pesca em Pisões

Na sequência de uma visita à zona do Gerês (atrás de algumas trutas) na passada quarta-feira, resolvi passar pela Barragem dos Pisões para comprovar qual o estado da mesma. Com a abertura da pesca à truta programada para a próxima segunda-feira, são muitos os que querem saber com o que podem contar.

O dia que encontrei na altura em que visitei os Pisões não será muito diferente daquele que está previsto para o dia 1 de Abril. Nuvens muito baixas, chuva com diferentes intensidades ao longo do tempo, vento forte e temperatura fria. Em termos de nível da albufeira, as imagens que retirei da barragem desde a margem direita, entre o muro e o viveiro das trutas, devem ser esclarecedoras para quem conhece bem os Pisões. A barragem está cheia, mas não está a níveis máximos que vi há alguns anos atrás. Ou seja, a água não está mesmo em cima do mato ou dos pinheiros, conforme a zona onde se pretenda pescar. Efectivamente, existem ainda bons locais para os pescadores se deslocarem, poisarem a cana e para praticar um spinning.

Condições de pesca na Barragem de Pisões - 2013

Quanto à temperatura da água, a boa notícia é que não me pareceu muito fria. Isto pode ser um excelente sinal, pois as trutas não estarão certamente inactivas por causa da temperatura, a não ser que entre uma frente fria vinda da Sibéria nos próximos dias.

No global, antecipa-se outra enchente para a barragem de Pisões no dia 1. Uma maior massa de água permite uma maior dispersão dos pescadores pela margem da barragem, mas também das trutas. Certamente que não faltaram peripécias, agora os piqueniques e os grelhados é que vão estar complicados, especialmente se se mantiver o tempo de chuva 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.