Depois de já termos falado sobre este facto em Abril deste ano, verificamos que nada ainda foi feito para sanar de uma vez por todas este flagelo que atinge o Rio Coura e põe em causa a fauna piscícola e a saúde pública. Numa pescaria recente na zona de Covas, tive oportunidade de ver esta miséria de perto, isto enquanto andavam uns artistas do ICNF a passear no seu jeep novinho na estrada nacional e com um semblante bastante despreocupado e mesmo animado. As fotos são elucidativas e demonstram aquilo que se pode encontrar nalguns poços do rio Coura, especialmente antes da confluência com a ribeira de São João de Agra.
Este forte concentrado amarelado está apenas à espera de que venham mais umas chuvadas para fazer o seu caminho para jusante, pondo em causa a qualidade da água e de tudo o que dela depende, incluindo as produções agrícolas. Pergunto eu, porque é que ainda não foi feito nada?? Não há forma de isolar esta água e bombeá-la antes que vá para jusante?? Não vale a pena?? E a situação das minas?? Não se resolve?? Isto para mim é um caso de crime ambiental e de negligência grosseira por parte das autoridades competentes, especialmente da área ambiental.
Penso que nem vale a pena falar mais. As imagens deste post falam por si e traduzem aquilo que de pior temos no nosso país. Estamos ao nível de países do terceiro mundo e se não mesmo abaixo nalguns casos.
Para aqueles que desejam ainda visitar o Coura, é preciso ter muito cuidado. Mesmo para jusante da confluência da ribeira de São João, as margens de alguns poços estão com um amarelado muito suspeito e que denota que parte da poluição já por ali passou e está acumulada nas margens. Em termos de trutas, só as há para jusante da Central de France, onde a água limpa reduz a contaminação. Para montante, está praticamente tudo deserto até à ribeira de São João. Em locais que já foram de primeira qualidade para a pesca à truta e onde cheguei a fazer mais de 15 trutas num dia, há cerca de 12/13 anos.
Enfim, para manter a incompetência de uns poucos, levam-nos o dinheiro, levam-nos os empregos, levam-nos tudo … agora até nos levam as trutas e a saúde!! Não há futuro … 🙁

Concordo, contigo a 100%, ainda por cima grande parte da àgua do Rio Coura é para abastecer as freguesias vizinhas, isto já passa a ser crime.
quem faz isto ou deixa isto acontecer deveria passar sede todos os dias!