Rio Bestança

Rio Bestança


Recentemente, na sequência de uma deslocação a Cinfães por questões pessoais, tive oportunidade de passar pela primeira vez no Rio Bestança. Já há muito que tinha ouvido falar da fama deste grande rio truteiro, mas só agora tive oportunidade de observar de perto e “in loco”.

O troço que tive o privilégio de visitar fica próximo da foz do Douro e pareceu-me dispor de condições excelentes para a prática do spinning, conjugando poços de boas dimensões com zonas de corrente menos profunda. Existem também zonas de dificil acesso que funcionam como garantia da presença de bons exemplares.

Como já estamos fora da época de pesca, não peguei na cana e portanto não consegui comprovar até que ponto é que a população de trutas é razoável ou não. Apesar de tentar, também não consegui ver qualquer truta perto da superfície. Mesmo assim, fiquei bastante entusiasmado com o que vi e na próxima época não devo falhar uma visita a esta massa de água.

Rio Bestança Setembro de 2013 poço

No dia em que passei no Bestança já tinha chovido com alguma intensidade e, como tal, o caudal apresentava-se bastante composto apesar de ainda não se notarem correntes com força sustentada. Os poços apresentavam dimensões consideráveis, pelo menos na zona onde estive, e isso deve ter contribuído para preservar as populações de trutas da zona.

No global, deliciei-me com aquilo que vi. Não sei se as trutas que vivem no Bestança são de qualidade, mas para o ano já poderei dizer. Sei que foi feito um repovoamento com alguma intensidade há pouco anos atrás, mas não sei se isso foi bom ou não. O que sei é que não vou falhar uma visita a este local, mais que não seja para dizer que pesquei lá uma vez!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.