Recentemente foi constituída uma nova zona de protecção no Rio Caima, onde o exercício da pesca passa a ser proibido. O edital que decretou esta zona de protecção aplica-se ao concelho de Vale de Cambra e pretende proteger uma parte da rede hidrográfica do Rio Caima. A zona inclui, não só o rio Caima, mas também quatro ribeiras.
As razões para esta criação de zona de protecção não são explicitadas. Também não se consegue perceber qual a abrangência temporal desta protecção. Pensamos que esta medida pode ter alguma coisa a ver com a necessidade de preservação de alguns locais de desova das trutas, mas não temos qualquer certeza a este respeito.
Para conhecerem esta medida na íntegra, podem consultar uma cópia do aviso que está disponível abaixo:
Esta informação é claramente importante para os pescadores que frequentam o Rio Caima, bem como as ribeiras de Paço de Mato, Joguinho, Cabras e Cambalhão. A pesca está completamente interdita nas áreas previstas pela zona de protecção, a partir do dia 1 de Julho de 2013 (data do aviso). Como devem imaginar não deve existir qualquer sinalização no local, mas isto não quer dizer que a lei não se aplique e as entidades fiscalizadoras não devem perdoar.
Relativamente a este aviso, reitero mais uma vez necessidade de explicar as razões por detrás desta decisão e de estabelecer uma dimensão temporal para esta criação de zonas de protecção. Ou são definitivas ou temporárias com possibilidade de renovação. Como as coisas estão, não se percebe muito bem o que se pretende com este tipo de medidas, nem a abrangência das mesmas.
You must be logged in to post a comment.