Boas Festas 2013!!

Boas Festas 2013!!

Caros colaboradores e amigos do Trutas.PT,

Estamos praticamente em plena consoada de Natal e portanto impõe-se uma palavra amiga para todos aqueles que nos acompanharam ao longo deste ano, de forma mais ou menos activa. Apesar dos amargos de boca financeiros e económicos que continuam a perturbar o nosso dia a dia, foi possível desfrutar de excelentes momentos atrás das trutas na companhia de grandes amigos.

Durante o ano que agora termina, conseguimos celebrar o nosso 2º Convívio Nacional de Pescadores de trutas em parceria com o Trutas e Serras e o Ninja Matrix, que se pautou por um enorme sucesso em termos de convivência e troca de experiências. O local escolhido desta vez foi a Vila dos Arcos de Valdevez, onde aproveitamos as excelentes condições da bacia hidrográfica do Vez para passarmos alguns momentos de primeira qualidade com os nossos amigos pescadores. O sucesso deste convívio foi de tal ordem, que já se começou a trabalhar para um novo evento no próximo ano que pretende ainda atingir um patamar superior de qualidade, se tal ainda for possível depois do excelente apoio proporcionado pela Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.

Adicionalmente, também continuamos a tentar mudar o estado da pesca desportiva à truta. Várias foram as intervenções, neste espaço e directamente com algumas das pessoas que estão por detrás das entidades responsáveis, mas os resultados têm sido praticamente nulos. Mesmo assim, continuaremos a nossa campanha durante 2014, porque mais tarde ou mais cedo terá que se evoluir e convém que seja na direcção correcta.

Numa base mais prática, tivemos a oportunidade de desfrutar de inúmeras jornadas de pesca na zona Norte e Centro do País, a solo ou com companhia, mas sempre em simbiose com o entorno natural. Desde Pisões, passando pelo Zêzere ou Neiva, estivemos com o Torres, Mota, Ricardo, Tiago, João Dias, Miguel, entre outros para desfrutar de excelentes experiências de pesca.

Do lado negativo, a destacar o aumento da poluição nalgumas massas de água e a falta de água noutras, com vários casos a terem sido apresentados neste site ao longo do ano. Penso que muito há ainda por fazer na área ambiental, sobretudo no que diz respeito ao controlo das ETAR’s e a uma fiscalização mais intensiva dos despejos ocasionais ou continuados de detritos nas massas de água. A acção das autoridades tem que ser mais contundente e deve ser apoiada por uma justiça célere.

Pela frente, vamos ter a temporada de 2014, que pelo andar da carruagem meteorológica, pode ser inferior à que agora termina. De facto, a chuva quase que não tem caído nos últimos dois meses, e portanto podemos estar perante uma situação complicada. Ainda temos dois meses até à abertura e esperemos que a precipitação recupere o suficiente para gerar caudais aceitáveis. Como as coisas estão, a desova das trutas em determinadas zonas poderá estar mesmo comprometida.

A juntar isto, e para refrear ainda mais o nosso entusiasmo, o próximo ano também traz mais crise e aumentos de preços que se vão fazer sentir nas jornadas de pesca, sobretudo via deslocações e material de pesca. Provavelmente, vamos ter que planear melhor as nossas saídas e ser um pouco mais poupados na utilização do material.

Enfim, o importante é que as memórias de 2013 já estão do lado de cá e espera-nos um ano de 2014 por desbravar. Da nossa parte, só nos resta desejar um Santo Natal para todos e um excelente Ano Novo que lhes permita concretizar todos os vossos desejos … 🙂

Um abraço,

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.