Imitações de trutas 3D – Savage Gear

Imitações de trutas 3D – Savage Gear


Já tínhamos falado sobre os produtos da Savage Gear e comprovamos que existiam algumas soluções com interesse para a pesca da truta. Este ano a Savage Gear voltou a surpreender-nos com uma novidade que já muito deu que falar noutros foruns: a truta 3D com linha interna. À partida, esta amostra não apresenta grandes novidades no seu conceito, a não ser o excelente equilíbrio e movimento natatório que demonstra dentro de água. Consegue replicar na íntegra uma truta arco-íris nas suas deslocações normais, mesmo com quando sujeita a uma velocidade bastante lenta de recuperação.

Savage Gear Trout 3D

A truta 3D ou 3D Line Through Trout é uma amostra com 20 centímetros disponível em 3 versões: flutuante, afundante lenta e afundante normal. A amostra possui um anzol no topo que permite a sua utilização em zonas de forte cobertura vegetal e sobe na linha quando se crava um peixe, permitindo uma maior retenção e um maior índice de penetração. Os respectivos pesos destas versões andam entre os 80 e os 100 gramas, com os pesos maiores a corresponderem à versões mais afundantes. Esta amostra está sobretudo destinada a predadores como o lúcio ou o achigã, mas também pode ser utilizada para grandes exemplares de trutas.

Em termos de performance, nada como ver o vídeo abaixo com a apresentação do isco realizada este ano na ICast. Trata-se de uma exemplificação bastante elucidativa do poder de imitação desta amostra:

Quanto à aplicação desta amostra nas nossas águas, e para além dos típicos usos para o lúcio e achigã, penso que pode haver enorme potencial para a sua utilização em grande massas de águas e para a captura de grandes exemplares de trutas. Estou, por exemplo a pensar nos Pisões, onde os 100 gramas da amostra permitem lançamentos consideráveis e onde a sua capacidade de imitar trutas arco-íris é acolhida com maior veracidade. Destaco a sua deslocação e movimentação dentro de água, mesmo quando não há recuperação ou esta é muito lenta. A imitação de uma truta normal é verdadeiramente espectacular. Como é uma amostra de vinil, não sei se este comportamento se manterá à medida que a amostra for sendo utilizada sucessivamente na pesca e em várias capturas, mas mesmo considerando essa possibilidade valerá sempre a pena comprá-la.

No global, e para os pescadores de trutas, penso que é uma amostra a reter e a comprar, especialmente para quem frequenta as águas dos Pisões e gosta de bons exemplares presos na ponta da linha. Não será uma amostra todo o terreno, mas pode fazer a diferença naqueles dias em que já nada as faz mexer … e Pisões tem muitos desses dias!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.