Condições no Rio Alfusqueiro – Janeiro 2014

Condições no Rio Alfusqueiro – Janeiro 2014




Muito recentemente tive a oportunidade de passar por Campia e como não podia deixar de ser deitei um olho ao rio Alfusqueiro na zona da praia fluvial. Depois de chuvadas extremas e dos vídeos do amigo Miguel ainda esperava encontrar o rio Alfusqueiro com um caudal considerável, mas efectivamente a situação já está mais do que normalizada e o rio está extremamente contido dentro das suas margens. Tal como se encontrava, o rio tinha as condições ideais para uma primeira jornada de pesca às trutas, se tal fosse possível nesta época do ano.

Quanto à qualidade da água, ela pareceu-nos relativamente límpida e sem traços significativos de poluição. Isto poderá ser sobretudo a consequência das cheias que limparam tudo o que de mau havia na zona e que certamente também foram aproveitadas para a realização de descargas ilegais por parte de algumas empresas da zona. Algo que é prática corrente e bastante comum neste país, porque assim os efeitos nocivos não se fazem notar tanto e os peixes mortos só aparecem no mar.

Praia fluvial Campia Alfusqueiro Janeiro 2014

Não vislumbramos qualquer indício de presença de peixes na zona, mas certamente que haverão algumas trutas no local, pois já ali capturamos exemplares em épocas passadas. Este continua a ser um local extremamente belo e que precisava de uma boa requalificação em termos de densidade de trutas para potenciar a sua pesca. A densidade encontrada está abaixo do desejável para um troço com a qualidade que este apresenta em termos de corrente e profundidade média e um bom repovoamento com exemplares indígenas do Alfusqueiro poderia ser providencial nesta zona.

Enfim, para já, o que sabemos é que as condições do Alfusqueiro melhoraram significativamente e que com chuva qb estão criadas as condições para mais uma boa temporada de trutas. Ainda falta 1 mês e meio, mas já há que começar a aquecer as turbinas, até porque os dias já estão maiores. Os primeiros convites e propostas para a abertura já surgiram e agora é tudo uma questão de afinar o local. Como este ano a abertura vai ser num Sábado, preparem-se para pescarias menos calmas e com mais gente nas margens! Não é um cenário que me agrade, mas é o que vamos ter 🙂 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.