Colheres para a truta – Ilba.

Colheres para a truta – Ilba.

Na nossa procura incessante por mais e melhores amostras para a pesca, deparamos recentemente com uma marca italiana que já tem tradição no fabrico de colheres rotativas para a pesca à truta; a Ilba. Esta marca está no mercado desde 1960 e desenha sobretudo colheres, quer na vertente rotativa, quer ondulante. É uma marca presente em Portugal em lojas específicas e que tem fama de ter sucesso junto dos pescadores de trutas.

No que respeita a colheres rotativas, a marca dispõe de 17 modelos, dos quais cerca de metade podem ser utilizados para a pesca da truta. Os tamanhos disponíveis variam entre o número 0 e o número 5, com pesos que vão desde os 2 aos 30 e poucos gramas. Os preços não são muito diferentes dos praticados por outras marcas de colheres similares e variam, de acordo com o site da Ilba, entre os 1,5 e os 5 euros para a maioria dos modelos.

Cores disponíveis - Ilba - colher rotativa pesca

O que nos agradou verdadeiramente nos produtos da marca Ilba, foi a grande capacidade de customização que permitem. Desde inúmeras colorações das folhas até várias combinações de anzóis. No caso do modelo Tondo, podem-se escolher 34 folhas diferentes, bem como seleccionar o tipo de anzol e mesmo o tipo e coloração dos pêlos que desejamos colocar sobre os anzóis.

Em termos de natação, e sem podermos comprovar o seu funcionamento directamente, tivemos acesso a um vídeo do YouTube onde se testa o modelo Tondo. Pareceu-nos uma colher equilibrada e com uma grande capacidade de rotação, no entanto não há nada como testar na ponta da linha. O vídeo da demonstração está disponível abaixo:

No global, ficamos bastante bem impressionados com a qualidade dos modelos apresentados por esta marca. Para verificar se a mesma tem os padrões de qualidade exigidos, só mesmo com testes junto das nossas trutas e em condições de pesca difíceis. Como esta não é uma das minhas amostras de eleição, nem me lembro de nunca as ter usado, vou deixar os comentários finais a cargo de quem tem experiência com esta marca. Assim, se já tiverem pescado com estas colheres, os vossos comentários são bem-vindos para sabermos se vale a pena investir nas Ilbas 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.