Linha Hiper Catch Trout

Linha Hiper Catch Trout


Perante a necessidade de ter que ir brevemente à pesca na barragem de Paradela do Rio, resolvi comprar uma nova linha para o meu carreto. Como sempre, deixei a compra para a última da hora e portanto as opções que se me depararam não foram muitas. O que me valeu foi estar na loja de caça e pesca de Monção e como tal não faltaram logo palpites sobre a linha a escolher, especialmente porque nada daquilo que eu queria estava disponível.

Como tal, e perante este cenário, lá tive que experimentar uma coisa nova. O Torres como estava sem grande amor ao dinheiro investiu numa Teklon Gold em 0,20, naquilo que se veio a revelar uma boa compra. Enquanto eu, que estava com os bolsos mais cosidos, resolvi experimentar uma linha desconhecida: a Hiper Catch Trout.

Segundo o Cerqueira, a linha até tinha tido alguns bons comentários dos pescadores que a compraram, portanto podia ser que valesse a pena. De qualquer forma, para ele só existe uma linha para pescar ao spinning que é a Teklon Gold. Tudo o resto é para esquecer!!

A teimosia do meu lado venceu e comprei a Hiper Catch Trout. O preço marcado era de 7,30 euros, mas com um desconto bem jeitoso do Cerqueira, a coisa tornou-se muito mais aceitável.

A linha prometia 4,3kg para um 0,165 que foi o tamanho que comprei. Desde logo, a embalagem e acondicionamento da linha pareceram-me razoáveis. Também me pareceu bem o tamanho da mesma, que não deveria estar muito longe do anunciado.

Linha Hiper Catch Trout

Sem muitas demoras e passado uma semana sobre a compra, passei à fase do teste. Não tive problemas iniciais no enchimento da bobina do carreto, mas no final verifiquei que os 150 metros desta linha ficavam muito aquém dos 150 metros de uma Trabucco do mesmo tamanho. Ou a Trabucco tinha mais do que 0,165 ou então faltavam entre 25 a 50 metros de linha na bobina da Hiper Catch Trout! Pareceu-me mais o segundo caso!

Depois passei à fase dos lançamentos. Fiquei logo mal surpreendido com a performance desta linha em termos de lançamentos. Não sei se tinha a ver com torsão da linha ou a sua configuração, mas a verdade é que a linha lançava menos 10 a 20% que outras linhas de tamanho similar! E isto numa zona como barragens ou rios grandes podia fazer toda a diferença!

Ao nível da resistência, que não sei se foi calculada com ou sem nó, fiquei também mal surpreendido. A linha durante as primeiras horas demonstrou uma resistência normal, mas com o uso perdeu rapidamente essa qualidade, passando a quebrar com forças que, na minha opinião andavam entre os 2,5 e os 3 kg! Mesmo assim, ainda consegui capturar alguns peixes com esta linha, mas nenhum tinha uma dimensão para a colocar em situação de verdadeiro teste.

Perante este cenário, fiquei logo arrependido de ter comprado a linha. Mesmo assim reconheço que é uma linha que apresenta muito pouca memória e que proporciona uma recuperação bastante suave. A torsão exercida por colheres sem destorcedor é muito menor do que a que se nota noutras linhas mais caras.

No global, 7,30 euros é um preço elevado para esta linha, especialmente se a sua utilização for o spinning. As suas limitações em termos de lançamento e resistência são aspectos cruciais e fatais que determinam que eu nunca mais a volte a utilizar. É claramente uma opção de risco que só serve mesmo para resolver uma situação de extrema necessidade! Só se safa mesmo a cor que é “Azul”!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.