No País do Vale Tudo …

No País do Vale Tudo …


Já é sabido por todos nós que neste país em que vivemos pouco ou nada se tem feito pela natureza e exploração da mesma (caça, pesca e todo o tipo de desportos ao ar livre), e o pouco que se faz tende a favorecer sempre um “bando de gulosos” bem conhecido. Pois bem, continua tudo na mesma, e da mesma forma que escrevi um artigo em relação às ETAR’s, aqui vou deixar a minha opinião em relação a outro assunto, as praias fluviais.

Não sei a quem compete a aprovação da construção de praias fluviais por este país fora, nem quais são os critérios para aprovação das mesmas, mas digo desde já e sem rodeios, têm feito um péssimo trabalho, para não dizer trabalho nenhum.

Praia fluvial Covilhã

Sabem qual o impacto sobre as populações piscícolas a jusante de uma praia fluvial?? Não me venham com a cantiga do “Caudal Ecológico” que essa já não pega…

Praia fluvial Covilhã 2

O que tenho visto este ano é uma verdadeira atrocidade, à vista de toda a gente. Rios e ribeiras de montanha que outrora mantinham um caudal constante durante todo o verão (excepto um ou outro ano de seca extrema), estão a ser alvo de um atentado, muito por culpa das praias fluviais. O “Caudal Ecológico” não é respeitado em nenhuma delas, ficando os troços a jusante das mesmas extremamente vulneráveis e debilitados. Claro está que a falta de água, faz com que as trutas e outros peixes se concentrem nos poços mais fundos, que têm feito as delícias de quem prevarica. Lixívias, redes, bombas e cloretos vale tudo.

Autoridades? Não tenho ouvido relatos de detenções ou algo do género! O património truteiro está a ser consumido aos poucos, não por culpa de quem pesca “com morte” e legal, mas muito por culpa destes senhores que só vêem dinheiro à frente! Em qualquer ribeiro há uma praia fluvial legal, que corta a água quase a 100% para jusante! Que trabalho é este? Anda tudo a dormir? Assim não vamos longe, aquilo que é preservado por alguns o ano inteiro é destruído em 2 ou 3 meses…

Pensem nisso e comprovem com os próprios olhos, porque está à vista de todos!!!

Abraço.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor