Colheres Mapso – Lukris

Colheres Mapso – Lukris


Na nossa contínua procura por novos modelos de amostras para os pescadores de trutas, deparamos recentemente com mais uma marca Espanhola com larga tradição no fabrico de colheres rotativas; a Mapso Lukris. Esta marca da Cantábria já existe desde 1961, e desde então, tem funcionado unicamente com o intuito de desenvolver colheres rotativas mais eficazes para os pescadores de trutas e salmões. Com tantos anos de funcionamento e desenvolvimento, não é de estranhar a grande quantidade de produtos de que dispõe no seu portfolio; cerca de 193 produtos. Apesar de alguns serem versões diferentes de um mesmo modelo, mesmo assim existem colheres para todos os gostos.

Em termos de preço, esta marca aparece posicionada no mercado com preços bastante interessantes e claramente inferiores às marcas mais conceituadas, como a Mepps ou a Celta. O intervalo de preço para as colheres fabricadas pela Mapso Lukris anda entre o 1 e os 7 euros, com a maioria dos preços a rondarem os 2/2,5 euros.

Relativamente a modelos, vimos várias versões de modelos disponíveis noutras marcas e também algumas colheres com algumas características interessantes que podem vir a fazer a diferença em circunstâncias muito específicas. Dentre várias propostas, destacamos o modelo Cares que impressiona pela sua forma inovadora que se parece com o corpo de uma bóia de pesca.

Colher Mapso Cares 4

Disponível apenas em nº4, esta colher é aconselhada para pescar em profundidade. A sua folha aberta permite que a rotação seja mais espaçada e realizada longe do eixo, sendo considerada como uma colher eficaz pela diferença na forma em como evolui dentro de água. A colher tem 10 gramas de peso, mede 6,7 centímetros e custa 3,71 euros no site da marca. Está disponível em várias combinações de cores, destacando-se claramente as vertentes prateadas e as douradas.

Quanto à performance destas colheres, não temos qualquer experiência que permita atestar sobre a sua eficácia. Lembro-me de ter testado umas colheres da Lukris há já cerca de 20 anos, mas na altura não fiquei nada impressionado. Era um modelo muito próximo da Mepps Aglia nº1, mas apresentava imensos defeitos de fabrico, tendo uma performance desajeitada dentro de água. Nada que se comparasse minimamente à Mepps. Entretanto é natural que a evolução desta marca a tenha levado para patamares superiores de qualidade. Algo que pelo menos é ressaltado no vídeo de apresentação da mesma, abaixo:

No global, esta é mais uma proposta que pode ter interesse para alguns de nós que andam sempre à procura de inovar. A grande gama oferecida pela Mapso Lukris permite pensar que existem ofertas para todos os gostos, e algumas muito próximas de outras marcas que já utilizamos.

Se entretanto, já tiverem tido alguma experiência com esta marca, agradeço se puderem deixar aqui o vosso comentário, pois assim também se podem evitar alguns dissabores. Fartos de colheres que não prestam para nada andamos nós 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.