Mais uma concessão de pesca no Rio Neiva …

Mais uma concessão de pesca no Rio Neiva …




Com o ano a findar, vão surgindo mais algumas novidades em termos da actividade do ICNF. Desta vez, temos mais uma notícia que vai afectar muitos dos pescadores de trutas que costumam pescar na zona Norte litoral. Pela módica quantia de 18,87 euros por ano, o ICNF vendeu os direitos de pesca de um troço de 7,88 Km do Rio Neiva durante o período de 10 anos ao Clube de Caça e Pesca de Antas. Um excelente negócio para quem comprou e um autêntico assalto ao contribuinte, que vê assim o seu contributo e a sua liberdade de pescar a ser gerida e negociada de forma completamente ridícula e irracional.

Claramente, este é um dos melhores troços do Rio Neiva para a pesca de grandes exemplares. As trutas que o habitam não são nada fáceis, mas apanhando os dias correctos é possível realizar grandes capturas neste troço. Os relatos de várias pescarias memoráveis têm sido uma constante neste local ao longo dos anos, sendo também um paradeiro de várias trutas mariscas na sua ascensão para a desova. Isto apesar de ser também um local onde a poluição mais se faz sentir no Rio Neiva.

Truta Rio Neiva Moinhos

Para uma leitura mais atenta do que se está a passar e para localizarem melhor esta nova concessão, segue abaixo cópia do despacho de 15 de Outubro:


O plano de exploração desta nova concessão ainda não está publicado, mas não deve sair muito daquilo que são as práticas de outras concessões de pesca já existentes. Esperemos que haja alguma contenção na gestão deste troço, especialmente no que diz respeito às acções de repovoamento, pois a pesca neste rio tem estado livre desde sempre e trutas nunca faltaram. Agora se se puserem a brincar com trutas de viveiro ou com património genético não autóctone, não me admirava nada que causassem uma regressão na população deste troço.

Finalmente, gostava de deixar uma nota para os pescadores frequentes do Rio Neiva, que certamente olham para isto com alguma perplexidade. Acho que não se pode fazer nada neste momento, a não ser assistir a mais esta atrocidade na gestão do nosso património. Não recomendo acções de furtivismo maciço ou destruição do património piscícola. Certamente que esta será apenas uma de mais pancadas que aí vêm, até o Rio Neiva estar todo concessionado. Não se esqueçam no entanto que alguém é responsável por aquilo que está a acontecer e é essa gente que temos que ter debaixo de olho para encostar, preferencialmente na fila do subsídio de desemprego, assim que possível. Já chega de pagar mais impostos todos os anos para andar depois a subsidiar concessões de pesca de 7 km a 18 euros! É uma autêntica vergonha!

A todos os outros, não se esqueçam que na próxima abertura, este troço já não vai estar disponível, portanto tenham cuidado com os vosso planos e com os limites desta concessão se pretenderem pescar de forma livre no Rio Neiva.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.