Poluição no Tâmega em Portugal??

Poluição no Tâmega em Portugal??


É sempre com enorme tristeza que este tipo de notícias ainda vão surgindo no nosso quotidiano. Numa altura em que tanto se fala de ambiente, e tanto se apregoam valores ambientalistas por todo lado, especialmente por determinadas empresas e sectores da sociedade, não se compreende como é que possível ainda existirem situações de poluição bastante graves nos nossos rios. Desta vez, a má notícia incide sobre o rio Tâmega.

De acordo com fontes noticiosas do lado Espanhol, parece que recentemente existirem fortes descargas de metais pesados, nomeadamente arsénio e chumbo, na zona de Laza. Ao que parece, estas descargas estão associadas à construção de um túnel para o TGV Espanhol, tendo resultado de um processo de arrastamento de sedimentos via afluentes do Tâmega. As análises realizadas demonstram níveis de arsénio 900 vezes superiores ao mínimo permitido pela lei Espanhola e níveis de chumbo 1900 vezes superiores.

Rio Tâmega Chaves Setembro 2014 - 1

Como onde há fumo há fogo, as autoridades portuguesas já estão de prevenção, devido ao grande impacto que estes tipo de situação pode ter na saúde pública do nosso lado da fronteira. Já foram realizados testes e para já nada de alarmante foi encontrado no lado Português do Tâmega. A notícia abaixo faz o ponto da situação:


Apesar de tudo parecer normal do nosso lado, fica sempre a desconfiança. No ano passado, estive em Chaves e não me agradou nada a qualidade da água do Tâmega. A poluição é um factor claro neste rio e parece-me que pouco está a ser feito para a controlar, não só a que provém de Espanha, mas também a que acontece em Portugal.

O Tâmega, apesar dos atentados que sofre, é um rio que ainda tem trutas em zonas muito concretas do seu curso. É preciso conhecer bem os locais, mas todos os anos ouço falar de capturas para cima de 2 e 3 kilos. Eu já tirei algumas trutas no Tâmega e fiquei com a clara noção de que é um rio com enorme potencial, caso houvesse vontade clara de eliminar a poluição que ainda o aflige. Para mim, e atendendo ao conhecimento que tenho desta massa de água, acredito que a mesma poderia ser um dos principais destinos para a pesca das grandes trutas em Portugal.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.