Missão para pescadores de trutas …

Missão para pescadores de trutas …




Apesar de não ser pelas melhores razões, não deixa de ser uma solicitação inusitada e com forte capacidade de mobilização junto dos pescadores de trutas. Na sequência de uma fuga de cerca de 80000 trutas arco-íris de um viveiro na costa da Dinamarca, causada por problemas de navegação de um cargueiro, os ambientalistas resolveram realizar um apelo aos pescadores para tentarem capturar o máximo possível de peixes desta espécie, de modo a evitar impactos negativos sobre o ecossistema.

Truta arco-íris 21 cm Rio Coura Julho 2015

Um dos principais problemas que se pretende acautelar com esta medida é a possibilidade de as trutas arco-íris poderem interferir com a desova das trutas mariscas na área em questão. Sabendo do grande apetite destes peixes por ovas e tendo em consideração que se aproxima a época de desova da truta marisca, convém minimizar o impacto que esta espécie invasora poderá ter sobre esta situação.

Para uma leitura mais atenta desta notícia segue site abaixo:


Do ponto de vista dos pescadores de trutas, este é claramente um desafio interessante, especialmente se tivermos em conta que o peso médio dos peixes em questão anda na ordem dos 3 kilos. Juntando isto ao facto de as trutas arco-íris darem bastante luta, acredito que muitos terão oportunidade de ter alguns belos momentos de prazer enquanto colaboram na protecção do ambiente. Pena é que a Dinamarca não esteja mais perto, senão haveria certamente quem não se importasse de dar uma mãozinha, incluindo eu 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.