Repovoamento de trutas na Madeira.

Repovoamento de trutas na Madeira.

Como costuma ser habitual na grande maioria dos anos, também no final deste ano se realizou uma sessão de repovoamento de truta arco-íris nalguns cursos de água da Ilha da Madeira. A sessão envolveu a reposição de um efectivo de 4000 exemplares por cerca de 16 ribeiras.

A acção em curso visou sobretudo repor o stock em zonas onde a redução da população tem sido mais notória, devido a vários factores, entre os quais se incluem a pesca desportiva, a morte natural ou as doenças.

Como era de esperar num momento em que continua o debate sobre a questão das espécies exóticas, surgem várias vozes a defender a redução ou eliminação deste tipo de iniciativas. Aliás, para terem uma ideia de quais os principais argumentos à volta deste questão, nada como visualizar o vídeo abaixo:


Compreendo os argumentos contra a introdução e o repovoamento da truta arco-íris, mas penso que passados 60 anos, pouco há a remediar. Os efeitos da truta arco-íris já devem ser mais que notórios e o próprio ecossistema já se habituou a funcionar com a sua presença. O problema pode ser agora retirar este peixe, já que novos equilíbrios terão que ser encontrados e poderão não ser os melhores!!

No global, e olhando ao discurso de quem está contra os repovoamentos de truta arco-íris, acho claramente que a política de realizar estudos e criar zonas livres de truta arco-íris são apenas bons argumentos para criar trabalho artificial para os ambientalistas ou outros que precisem de ganhar uns trocos. Aliás, como “dizem e bem os nossos ambientalistas”, a pesca à truta arco-íris é muito pouco expressiva na Madeira, especialmente quando comparada com aquilo que podem ganhar se criarem uns projectos para estudar coisas sem interesse nenhum e para preservar a enguia (que pelos vistos é o único peixe da fauna local e que nunca foi ameaçada por nenhuma espécie de truta em qualquer zona do planeta!!). Ao menos, se querem justificar a sua posição, acho que devem utilizar argumentos e evidências claras!! Parece tudo muito frágil!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.