Condições na Barragem de Pisões – 2017

Condições na Barragem de Pisões – 2017


No dia do TFC, tive a oportunidade de verificar as condições na barragem dos Pisões. Na sequência da grave situação de seca que afecta o nosso país, pensei que a barragem estivesse um pouco abaixo do seu nível máximo, que costuma ser a situação típica de final de Dezembro. De facto, nada me poderia preparar para ver um nível idêntico aquele que normalmente se verifica nos verões mais quentes. Em 30 de Dezembro, a linha de água encontrava-se 10 metros do nível normal e era muita a margem que se podia galgar sem nenhum problema.

Com um cenário deste tipo, e sem grande chuvadas nos dias anteriores, era muito dificil tentar perceber onde o peixe estaria concentrado. Aliás, para quem estava a chegar junto da água, a única coisa verdadeiramente visível eram as pegadas dos pescadores que certamente iam fustigando continuamente as zonas mais produtivas à procura do milagre!!

Enfim, perante este cenário e com céu nublado, ainda pensei que houvesse possibilidade de tirarmos alguns peixes durante o TFC. No entanto, nada disso se concretizou! Com 19 pescadores a malhar durante quatro horas nas zonas com maior potencial, apenas o Cândido tirou um peixe! Uma truta arco-íris de 22 centímentros!! Um verdadeiro achado e as condições até estavam bastante razoáveis!

No global, parece-me que Pisões até apresenta boas condições para a pesca ao spinning, com temperaturas acima da média para esta altura do ano, no entanto, o excesso de pressão de pesca associado à falta de água podem estar a contribuir para a escassez de resultados e capturas. Com este tipo de andamento, só voltarei a Pisões quando existir uma alteração significativa dos determinantes da actividade e voracidade dos peixes predadores.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.