Nova concessão – Rio Ovelha

Nova concessão – Rio Ovelha


Conhecido como um rio truteiro de excelência, o rio Ovelha costuma produzir algumas boas pescarias ao longo do ano. As águas frias do Marão e as consecutivas sessões de repovoamento realizadas pelo Posto do Torno, que fica mesmo ali, vão permitindo a este rio manter uma população de trutas com uma densidade bastante aceitável.

Este era um daqueles destino obrigatórios para muitos pescadores de trutas da zona do Porto e arredores que gostam de pescar em regime livre, incluindo eu próprio, no entanto, esta situação pode começar a alterar-se com a redução de extensão de margem para este tipo de pesca. Efectivamente, e depois de uma concessão de pesca criada no troço superior do Ovelha, está já aprovada uma concessão para o troço inferior e Rio Galinhas que vai ser gerida pelo município do Marco de Canaveses. Esta zona de pesca lúdica já estava na forja há alguns anos e só agora foi aprovada. Para uma visão mais atenta do despacho, podem consultar o link abaixo:

Despacho – ZPL Ovelha

Segundo sabemos, esta concessão visa sobretudo criar condições para a construção de uma pequena pista de pesca que deve servir de apoio aos treinos das várias colectividades da região. No entanto, ela localiza-se em pleno rio truteiro e numa zona onde existem e onde já capturei algumas boas trutas.

Independentemente da razoabilidade ou não desta nova concessão, o que mais me intriga em tudo isto é o montante da taxa anual da concessão: 20,31 euros por uma ZPL com 6,78 km no Rio Ovelha e 1,87 km no Rio Galinhas. Será que isto faz algum sentido???? 20 euros por ano????? Tudo isto ainda com base na lei de 1962, num despacho realizado a 7 de Fevereiro de 2018?????

Olhando ao aumento que as licenças de pesca lúdicas tiveram com as novas portarias (mais de 200%), não compreendo como é que as zonas de pesca lúdica continuam a pagar estes valores!!! Há claramente aqui algo que me escapa e que roça claramente os limites da imoralidade!! Então as novas portarias e actualização de preços apenas se aplicam aos pescadores???? Como é que isto é possível?????!!!! No mínimo, concessões com estas dimensões deveriam pagar entre 500 a 1000 euros por ano.

Enfim, meus caros!! Menos área para a pesca livre no Ovelha e mais injustiça para todos os pescadores. Só mesmo por amor à camisola é que ainda nos vamos sujeitando a este tipo de coisas, mas mais tarde ou mais cedo o descrédito vai-se começar a instalar e o número de pescadores começará a diminuir. Não vale mesmo a pena quando continuamos a ser geridos com os pés pelo ICNF!!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.