Criar uma concessão de pesca desportiva.

Criar uma concessão de pesca desportiva.




Como este é sempre um assunto pendente para muitos de nós, especialmente numa altura em que o poder público e as entidades responsáveis não têm orçamentos para fazer uma gestão eficaz das nossas massas de água, achamos por bem colocar neste site as condições e regras a respeitar num processo de criação de uma concessão de pesca desportiva. Efectivamente, o processo em si não é muito complexo em termos de papelada, mas implica pequenas etapas burocráticas que poderão tomar algum tempo (normalmente 1 ano ou mais).

A constituição de concessões de pesca desportiva só podem ser atribuídas a clubes/associações de pescadores ou câmaras municipais, deixando assim de lado a possibilidade de qualquer individuo poder solicitar a sua constituição. Isto funciona como um desincentivo à privatização dos direitos de pesca.

A descrição do processo de criação de uma concessão de pesca desportiva estão disponíveis na janela abaixo que apresenta a informação que consta do site da Autoridade Florestal Nacional:

Os seguintes formulários também estão disponíveis:
Requerimento para concessão de pesca desportiva (albufeiras)
Requerimento para concessão de pesca desportiva (cursos de água)
Termo de responsabilidade

Espero que esta informação seja útil para aqueles de vocês que gostariam de juntar alguns amigos e criar uma concessão de pesca desportiva. Como sempre, aconselho a que não reservem unicamente a atribuição de licenças para os membros do clube ou associação, mas que potenciem uma maior equidade no acesso às massas de água. Sem este tipo de atitude, podemos comprometer lentamente o futuro deste desporto, ao instigar a frustração e a indignação dentro da nossa classe.

Boa sorte 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.