Esta não era a minha primeira vez no rio Alfusqueiro, pois já há uns anos, antes de existir a concessão de pesca, tinha realizado uma pescaria neste rio com o meu irmão. O lote atribuido não me pareceu ideal para a pesca com amostra devido ao baixo caudal e portanto comecei logo a sondar a possibilidade de poder mudar para o lote imediatamente a montante da EN. 333-2, onde eu sabia que existiam poços fundos e boas sequências de correntes com caudal razoável. Essa pretensão foi concedida e portanto decidimos avaliar a situação após uma hora de pesca.
Mal chegamos ao lote que nos estava destinado, o meu companheiro de pesca resolveu mudar de botas e eu comecei a realizar os meus primeiros lançamentos com uma Mepps Aglia dourada com pintas vermelhas. Pescando à contra corrente, tirei logo uma truta de 23 cm no canto mais fundo de uma entrada de água. Esta abertura de hostilidades levantou os ânimos e começamos a pescar para montante. Pescando o rio a milimetro, fomos constatando que as boas trutas estavam localizadas nos poços com pouca corrente e demonstravam alguma passividade na abordagem à amostra. O baixo caudal apenas nos permitia tirar algumas trutas muito abaixo da medida nas correntes mais vivas. Trutas essas que foram imediatamente devolvidas à àgua. Só a montante da foz do rio Couto, numa zona de açude circundada por salgueiros, consegui fazer a minha segunda truta: 21 cm. Já tinha passado uma hora e meia de pesca. Pedi a mudança de local e avançamos para o lote que eu já conhecia de outras andanças!
Mal cheguei, verifiquei que os poços lá estavam e que o caudal estava muito mais apropriado para a amostra. As condições estavam tão boas que resolvi mudar de isco; troquei a Mepps Aglia pelo Rapala. Claramente uma boa aposta, pois as trutas começaram a sair. Em pouco mais de 2,30 horas, tirei 7 trutas, das quais 5 acima da medida e uma de 27 cm. O rapala estava a fazer grandes estragos e tirou duas trutas mesmo em frente ao meu colega que continuava a insistir na colher. Isto obviamente que aqueceu o ambiente de pesca e a competição, sempre saúdavel, começou!! Nos grandes poços, nas quedas de água e nas correntes mais profundas as trutas estavam à espera e atacavam fortemente o rapala. Tive pelo menos 20 mordidelas. Mais de metade não cravaram, mas as emoções eram fortes. O meu colega de pesca continuou a insistir na colher, atingindo quase o desespero pela falta de mordidelas. No final, tirei 7 boas trutas contra uma do meu parceiro. Enfim, um dia de alguma sorte, em que o prévio conhecimento do rio e a adaptação do isco às condições de pesca foram factores cruciais nos bons resultados da pescaria.
Depois desta excelente jornada de pesca e com o estomago a pedir conforto, decidimos avançar para um restaurante muito tipico no centro de Cambra (A Taberna do Lavrador) onde nos foram servidos uns suculentos e tenros nacos de vitela de Lafões. Uma autêntica delicia e especialidade que nos permitiu assentar ainda melhor as emoções da manhã.
No global, esta concessão de pesca desportiva recomenda-se fortemente. A quantidade de peixes e o nível de dificuldade de pesca são os ideais para o verdadeiro pescador de truta que gosta de um bom desafio. Tem lotes para todos os tipos de pesca e denota-se algum cuidado com a limpeza e manutenção das margens. Vale a pena visitar e disfrutar. Para reconfortar o estomago, visitem “A Taberna do Lavrador” – não ficarão desapontados – palavra de pescador!
Para mais informações sobre o rio Alfusqueiro, ver: http://www.trutas.com.pt/rio-alfusqueiro.html

Boa Noite!
Utilizei um rapala CD-3 Gold, porque apesar de um maior caudal de água no lote referido no post, as águas estavam muito limpidas. Nessas alturas, os pequenos tamanhos costumam ser eficazes. Efectivamente, o facto de os pescadores só utilizarem colheres, também ajudou ao sucesso do rapala. Muitas vezes utilizar iscos inovadores é o sucesso para grandes pescarias. A truta gosta da diversidade. Se quiser escrever alguns artigos ou histórias de pesca, disponha! Estamos aqui para divulgar o nosso desporto!
Mais uma vez, boas noites!
Pois o número do lote é que não me recordo. Sei que é aquele que fica para montante da ponte da EN.333-2 que vai para Oliveira de Frades. Esse lote é espectacular e tem sempre trutas de bom tamanho.
Com as chuvas deste ano, prevejo grandes pescarias no Alfusqueiro. Tenho lá passado na A-25 e os caudais estão a um bom nível para a reprodução das trutas. Vai ser um ano em grande!
Entretanto, boa sorte com robalos na ria de Aveiro. Eu a esses, só lhes pego à caça submarina.
Boa loja. Já lá estive em Vila Real. As colheres estão a bom preço, já os rapalas estão carotes. A Blackfury é uma boa aposta. Eu este ano vou apostar nas ondulantes; Mepps syclops.
Boa noite!
Bom post e com muito proveitoso!
So no ano passado me iniciei nas nadanças da pesca a truta e fiquei viciado! O vicio da pesca já é muito antigo, mas nunca tinha tido experiencia em rios.
E o primeiro rio foi mesmo o alfusqueiro….e também verifiquei o mesmo…trutas no rio, mas nem se fazem a colher!Os locais veneram as colheres,Mepps e celtas, mas gostaria de experimentar novos iscos…que rapala usou?
Esta zona de pesca e boa e o rio tem paisagens lindissimas e a gastronomia e melhor ainda!
Bom post…fiquei fa do site!!!
Boa noite!
Existem bons locais de pesca naquela zona, mas alguns de acesso dificil e complicado!
De que lote esta a falar neste post? Ver se este ano dou la uma saltada…
Costumo frequentar lotes mais a sul, pela descrição feita. 0 6 e o 8 são lotes muito requesitados!
O rio leva um caudal enorme e as expectativas são grandes para esta época truteira!
Obrigado pelo convite, assim que tiver uma boa matéria comunico!:)
A minha “arte” e mais na ria de aveiro! Fazem-se grandes pescarias de robalos de tamanho razoável durante o ano! Estamos agora na época das solhas…
Os que apanho devem ser bem mais pequenos!!!:)
Aqui na zona, o pior é encontrar material nas lojas das redondezas, e tudo muito virado para o mar….encontrar colheres é uma aventura!!!
Este ano vou experimentar uma nova colher a Mepps blackfury…..
http://www.filipecalvao.pt/uploads/artigos/2720040_%5B0%5D.jpg
Esta as trutas não conhecem muito bem, e as zonas de pesca são bastante claras, pode ser que funcione!
Vamos a ver se este ano e mesmo bom como todos esperamos…
Boa noite!
A loja e um bocadinho cara e com pouca oferta….aprecio mais a lojatudopesca.com
Na regiao que mora tem facilidade de encontrar material?
Como moro no Porto, tenho sempre alguma oferta nessa área. No Porto, costumo comprar no BibáPesca ou no Amadeu Carneiro. Normalmente, prefiro a primeira, apesar de ter que lutar sempre por um desconto razoável.
Toca a experimentá-las em zona de baixo nível de dificuldade e onde possa pescar (zona de achigã). Convém fazer uns lançamentos para estar preparado para a abertura. Boa sorte!
Ja ca cantam as CD3 Gold!!!
Vai ter que ser….
Mas esta amostra e muito leve e o rio leva correntes fortes, se bem que este fim de semana estava espectacular!!
Boa noite!
Primeira experiencia com rapalas ja esta feita!E resultou numa boa pescaria….não se assustem que não infrigi regras nem leis!
Que sitio melhor para experimentar e trabalhar pela 1ª vez com estes utensilios? Nada melhor que um tanque de um viveiro de trutas!!
Esta manha fui testar este material num viveiro, na zona de águeda, e já se matou as saudades de engatar uma truta!
Já me habituei aos salmos e as rapalas, sendo que o dono dizia-nos que raio de invenções é que nos queriamos experimentar 🙂
Ele ficou espantado pela quantidade farios que tiramos, já que outras pessoas que ja la tinham ido com a colher tinham tirado menos quantidade desta especie. No tanque havia fario e arco-iris. Com as colheres ele disse-nos que era raro as fario ficarem presas…será um bom prenuncio para a época que se avizinha??
Gostei mais do trabalhar na água dos salmos, já que são mais fáceis de manobrar e mexem-se mais dentro de água!
Aguardemos pelo dia 1!!!
Os meus parabéns pela pescaria! No rio, a dificuldade vai aumentar exponencialmente, mas o que é preciso é insistir! Não se deixe intimidar pela perda de algumas amostras durante a pesca. Isso vai ter que acontecer mais tarde ou mais cedo. Faz parte do processo de aprendizagem.
A pescaria foi o que menos interessou porque era do mais façil possível! Importante era mesmo a habituação aos peixes artificiais…e correu bem! Tanto eu como o meu parceiro de pesca ( o meu sogro), gostamos daquilo que vimos! Ele é um dos locais que veneram colheres, e também gostou muito do trabalhar das amostras e com isto tudo a ansiedade aumentou exponencialmente!
Boa noite!
Hoje fui constactar o estado do rio, na foz do rio couto!
Excelentes condições!
boa tarde!
começo por felicita-lo pelo excelente site!finalmente alguem que nao tem complexos em falar sobre pesca de uma forma construtiva!finalmente alguem que nao quer levar para a “cova” o conhecimento que obteve por, penso, os muitos anos que ja tem de experiencia de pesca, tanto a nivel de pratica como a nivel de conhecimento de rios!
partilhamos tambem a tecnica de pesca:o spining, tecnica que todos facilmente aprendem mas que poucos dominam!
quanto ao rio alfusqueiro nunca tive o prazer de pescar neste rio, gostva no entanto de poder faze-lo…é capaz de me dizer onde se tiram os lotes? muito obrigado
Boa tarde João Barbosa. Seja bemvindo ao nosso site. Obrigado pelas suas generosas palavras. Relativamente ao que me solicita, sou a enviar os contactos do Sr. Eng. Rui Ladeira (empresa Castanea Sativa), pois foi ele que me conseguiu as licenças diárias para os lotes. Mesmo que não seja ele o responsável directo pela concessão, certamente o informará no bom sentido. Para contacto pode utilizar as seguintes referências: email: castanea_sativa@hotmail.com; telf.: 232 748 017 e telm: 968 498 860. Se quiser mais informações sobre este rio pode também contactar o Miguel (nosso colaborador) que pesca normalmente no Alfusqueiro. Um abraço e votos de boas pescarias.
muito obrigado, ja contactei o eng.rui ladeira que me facultou o numeo do responsavel dos lotes.
amanha vou para o Lima, depois conto como foi!
Este ano conto passar por lá pelo menos uma vez. Só para “ver” se há trutas de bom tamanho 🙂 Nada mais 🙂
Tou a ver que temos de fazer uma digressão conjunta ao alfusqueiro!
Está e a ficar bastante concorrido!!!
🙂
Joao serás muito em vindo ao alfusqueiro! Tenho a certeza que serás bem recebido por aquelas bandas!