Pesca às trutas – Excepções ao fecho da temporada.

Pesca às trutas – Excepções ao fecho da temporada.


Amigos pescadores de trutas,

Para muito de nós, o dia 31 de Julho marca o final de uma temporada anual de pesca às trutas. Isto acontece porque a maioria das águas ditas salmonideas tem um calendário de pesca que decorre entre o dia 1 de Março e 31 de Julho. Nestas águas e durante este período, é permitada a captura de todas as espécies piscicolas, enquanto que fora deste período, a pesca fica totalmente interdita a todas as espécies.

Para um melhor conhecimento do conceito e da lista de águas salmonídeas, podem consultar a página sobre legislação do Trutas.PT e clickar sobre as portarias respeitantes às Águas Salmonídeas.

No entanto, para aqueles pescadores que querem continuar a praticar o seu desporto favorito, ainda existem opções. As opções que estão contempladas na legislação baseiam-se em regimes de excepção que se aplicam a determinadas redes hidrográficas. As excepções são de três tipos:

  1. Pesca em alguns rios salmonídeos: Período de pesca especial entre 1 de Março e 31 de Agosto.
  2. Barragens do Gerês (lista especifica): Período de pesca entre 1 de Abril e 3o de Setembro.
  3. Pesca à truta marisca unicamente em quatro rios: Período de pesca entre 1 de Março e 30 de Setembro

Os detalhes de cada um destes regimes de excepção podem ser consultados na iframe abaixo, onde há acesso directo à página sobre esta matéria da Autoridade Florestal Nacional:

Aqui fica esta informação que é sempre útil para aqueles de nós que querem aproveitar o período de férias para dar uma voltita às trutas. Nunca se sabe quando pode aparecer um dia de trovoada ou uma semana de chuva … 🙂

Abraço e boas pescarias,

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.