Trutas, 2010 – Última semana!

Trutas, 2010 – Última semana!




Caros pescadores e colaboradores do Trutas.PT,

Eis-nos chegados a mais uma meta mágica na pesca à truta no ano de 2010; o final da temporada geral de pesca na maioria dos nossos rios truteiros. Esta foi uma temporada cheia de peripécias e de excelentes aventuras de pesca atrás da rainha dos nossos rios: a truta … E foi tudo muito rápido! Já estamos quase a 31 de Julho e nem parece que o tempo passou, tantas foram as emoções em tão pouco tempo. 

Neste cenário, a última semana de pesca é sempre mitica e faz-nos ter ainda mais vontade de visitar os rios. Apesar de que ainda temos três épocas especiais: alguns rios com pesca até Agosto, Barragens do Gerês abertas até Setembro e mariscas nalguns locais até Setembro, muitos são aqueles que já ficam por aqui e dão descanso às nossas trutas. E elas bem precisam … pois este ano foi excepcional para a captura de bons exemplares! Portanto, para esses há que aproveitar esta última semana e fechar a época em beleza.

Após uma breve análise às previsões climatéricas para a semana de 25 a 31 de Julho, percebe-se que as condições para a pesca não serão as melhores. Para todos os dias que aí vêm, espera-se muito calor, céu limpo e pouco vento em todo o Portugal Continental e também na zona Norte. As trutas vão estar claramente concentradas nas zonas mais profundas e onde existam grandes concentrações de árvores (sombra). Perante este cenário, as melhores alturas para visitar os rios serão as primeiras horas da manhã e as últimas horas do dia. À partida, estas serão as horas em que existirá uma maior actividade das trutas na procura de alimento.

Para esta última semana, as melhores técnicas de pesca são as que utilizam isco natural, nomeadamente insectos, como: o saltão, grilo, etc. Pontualmente, o spinning pode dar alguns bons resultados, nomeadamente em zonas de corrente mais profunda ou em poços com forte cobertura vegetal. De qualquer forma, esta já não é uma altura de grandes capturas, mas sim de reflexão e vontade de fechar uma temporada cheia de paísagens intocadas e emoções só possiveis na pesca às trutas. Trata-se de colocar a cereja no topo do bolo 🙂

Aqui fica o nosso bem haja a todos os que vão estar nos rios de cana em riste para fechar a temporada de pesca de 2010. Não vai ser muito fácil aguentar o calor misturado com alguma humidade e com os muitos insectos que habitam as margens e que incomodam o pescador de todas as formas possiveis. Que tenham muita sorte e que desfrutem de excelentes paisagens, emoções e camaradagem. Vale sempre a pena!

Um abraço,

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.