Condições no Rio Minho – 2011.

Condições no Rio Minho – 2011.




Na sequência da minha última pescaria às trutas no Rio Minho (19 de Fevereiro), tive a oportunidade de comprovar as condições de caudal e temperatura que neste momento se verificam nesta massa de água. Desde logo, é de salientar que durante a sessão de pesca observei as condições do rio durante a maré vazante e durante as primeiras horas da enchente.

Desde logo, há que destacar o forte caudal que o Rio Minho apresenta. Apesar de ser tipico encontrar este tipo de caudais no inicio de temporada, este ano ele aparece com dimensões ainda mais elevadas, devido à maior abertura das comportas das Barragens Espanholas. As chuvas fortes da última semana e os bons ritmos de precipitação durante o Inverno ajudaram a que os níveis das albufeiras estejam elevados e continuem assim nas próximas semanas.

Perante os elevados caudais e fortes correntes do Minho, a pesca à truta apresenta um nível de dificuldade superior, pois torna-se muito complicado colocar as amostras na linha de alimentação das trutas. Acreditamos que a maioria delas se encontra no centro do rio, a alimentar-se bem e sem grande esforço. Neste momento, só caiem nas amostras, as poucas trutas que estão mais próximas das margens e que se acobertam em zonas com alguma profundidade ou com forte cobertura vegetal. Com este cenário, pensamos que no primeiro dia em que se fechem as comportas de Espanha estarão reunidas as condições para um dia excepcional de pesca.

Relativamente à temperatura, consideramos que a água apresenta valores normais para esta época do ano, ou seja, nem demasiado fria, nem demasiado quente. Estes valores serão responsáveis por níveis médios de actividade junto das trutas, mas poucas serão aquelas que estão já dispostas a fazer grandes sprints atrás das nossas amostras. À medida que a temperatura for aumentando, poderemos então assistir a comportamentos mais agressivos.

Perante isto, e mantendo-se uma climatologia normal para os próximos tempos, acreditamos que Março e principios de Abril poderão ser meses bastante interessantes para a pesca à truta no rio Minho. Especialmente, em dias com débitos reduzidos das barragens e temperaturas a aumentar.

Quem irá aproveitar estes dias? Só mesmo quem vive perto do rio é que poderá controlar estes factores e pescar nas melhores ocasiões. Aos restantes, resta-nos ter sorte na escolha do fim de semana 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.